Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Paixão aliada ao esporte



Calça jeans e camiseta preta despojada com o emblema da Universidade de Coimbra. É assim que Rosalvo Luis Sawitzki chega ao Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) para a labuta diária. Formado em Educação Física na Unicruz em 1979, começou a exercer a docência desde cedo, antes mesmo de se formar. Natural de Alegria/RS, atuou como professor de educação física, em 1977, na escola em que cursou o ensino fundamental, na mesma cidade.

Rosalvo começou a exercer a atividade como professor universitário em 1991 na Universidade de Ijuí (Unijuí) em 1991, no campus de Santa Rosa. Trabalhou na instituição por quase 20 anos. Neste mesmo ano, formou-se especialista em Educação Física Escolar pela FASEF/Dom Bosco de Santa Rosa.  No ano de 1997, conquistou o título de mestre em Educação nas Ciências pela Unijuí e, mais tarde, formou-se doutor em Educação pela Unisinos, em 2007.

Com seu excelente currículo, o homem de 54 anos que usa óculos e sempre está com um sorriso no rosto, também trabalhou na rede pública estadual, tendo trabalhado desde 1977 até há pouco tempo, em 2009, ano em que a rota de sua vida mudou para a região central do estado. Assumiu o cargo na UFSM em setembro de 2009 e em outubro já assumiu a coordenação do curso de Bacharelado em Educação Física e, seis meses depois, concorreu à direção do centro. “Estou aqui em Santa Maria há três anos e alguns meses. Me sinto muito a vontade e as condições de trabalho são ideais. A Universidade tem nos dado todas as condições para que as coisas possam acontecer nos projetos que temos implementado aqui”, ressalta.

No CEFD, desenvolve inúmeros projetos, juntamente com outros professores. Além da docência, tanto na licenciatura como no bacharelado, Rosalvo também desenvolve atividades nos cursos de especialização. Dentre os projetos, está o Cultura Esportiva da Escola, que conta com três escolas estaduais, a Augusto Ruschi, Érico Veríssimo e a Edson Figueiredo, e também a escola municipal Tancredo Penna de Moraes, no distrito de Palma, interior da cidade. Neste projeto, há 24 bolsistas que desenvolvem atividade de docência precoce nas escolas, além de participarem do grupo de estudos semanal com quatro professores de escola.

Aos sábados, o educador físico trabalha em um programa social desenvolvido na UFSM com 80 alunos da escola Tancredo Penna de Moraes, que, na maioria, são filhos de safristas e, também, oriundos do Quilombo da Penna, também localizado no distrito de Palma. São 80 crianças que vem ao centro nos sábados de manhã e realizam esportes como jogos populares – futebol, vôlei – inclusão digital, musicalidade e leitura escrita. E, durante os meses de novembro e dezembro, o professor, juntamente com uma equipe, está desenvolvendo natação e canoagem, além das atividades normais.

Há pouco tempo, o professor teve uma grande conquista. Foi aprovado no Ministério do Esporte o Programa de Esporte e Lazer na Cidade (PELC) para povos tradicionais, populações quilombolas e rurais, em que irão trabalhar com dois núcleos na cidade de Restinga Sêca, no quilombo São Miguel e Martimiano, e dois quilombos do distrito de Palma. “São dois núcleos que nós vamos colocar com quatro subnúcleos, e, nós trabalharemos por quatorze meses com o programa de esporte e lazer. E, basicamente, todos esses programas que têm uma característica de extensão, nós temos direcionado para a pesquisa. Ou seja, o papel da Universidade é produzir conhecimento e também dar respostas para as comunidades em que ela está inserida” explica.

No ano passado, em dezembro em 2011, Rosalvo Sawitzki que ama a profissão e, como mesmo diz, “não sabe fazer outra coisa na vida”, teve uma grande surpresa. Foi contemplado com o prêmio Mérito Extensionista Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho com o Programa Social Cidadão UFSM/CEFD e Prefeitura Municipal de Santa Maria/SME. Segundo ele, foi uma surpresa muito grande, pois, recém tinham iniciado o programa. “O nosso objetivo é basicamente esse, ou seja, ver o que um programa social pode fazer juntamente com as crianças, participando de atividades extracurriculares. O que nós não temos é a pretensão de substituir o currículo e nem de substituir o papel da escola. É algo a mais na vida das crianças” conta.

Segundo dados pesquisados por dois bolsistas, a equipe de Rosalvo já pode dizer que o programa é significativo e que está valendo a pena. E, agora, estão produzindo um artigo, que está em fase de correções e de algumas adequações, mas, que deve ser publicado em algum periódico específico da região em breve. “O prêmio para nós foi gratificante no sentido de reconhecimento do trabalho que está sendo feito e de que isso vale a pena”

Além de todos esses projetos, desenvolvidos com paixão pelo professor, este, divide a vice-direção do CEFD com o professor Marcos Aurélio Acosta, local em que os dois têm procurado atender, organizar e fazer a gestão das questões que tocam o centro. E também, busca se dedicar à pesquisa. “Agora, basicamente, estou me dedicando à pesquisa, aqui na UFSM, porque antes eu era um auleiro, só dava aulas”, finaliza, rindo.

Foto da capa:

Tainan Pauli – Acadêmico de Ciências Sociais.

Repórter:

Andréa Ortis –  Acadêmica de Jornalismo

Edição:

Lucas Durr Missau. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-8144

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes