Caduceu Júnior: pioneira em parceria com Receita Federal

Criada pelos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2004, a Caduceu é uma empresa Júnior da UFSM, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo aplicar na prática o que é aprendido em sala de aula. Presta assessoria, principalmente financeira e gestão contábil, para micro e pequenas empresas com a finalidade de ajudar na estrutura interna e na obtenção de lucros promovendo, assim, o empreendedorismo dentro da cidade de Santa Maria e região.

No fim de 2011, resultado de uma parceria com a Receita Federal, foi criado o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), onde o principal objetivo é capacitar os acadêmicos na área fiscal, através da vivência prática, para que eles possam atuar no auxílio gratuito aos contribuintes de baixa renda. Ao procurar a Receita Federal, os contribuintes são indicados a irem até a empresa, onde contam com atendimento para identificar o problema e receber auxílio dos consultores para resolvê-lo. Normalmente, trata-se de pendências com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e informações em relação ao Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (Portal e-CAC).

A Caduceu foi a pioneira em aplicar o NAF dentro de uma instituição de ensino superior e é reconhecida, hoje, nacionalmente pela qualidade. “Estamos servindo de exemplo para a criação de outras espécies de NAFs, principalmente, na Inglaterra e na Alemanha”, declara a presidente executiva e estudante do oitavo semestre do curso de Ciências Contábeis da UFSM, Tamires Giacomelli Dinkowski.

Como uma empresa multidisciplinar, integra alunos de outros cursos da Universidade, por isso é dividida em departamentos, onde a presidência é responsável pela gestão em âmbito geral. Ainda há o Departamento Administrativo Financeiro encabido da regularização e das finanças; o setor de Projetos trata das consultorias e o de Qualidade é responsável pela qualidade das consultorias e pela organização interna da Caduceu Júnior. Possui também um Departamento de Marketing responsável pela divulgação e relacionamentos externos e a assessoria de Recursos Humanos (RH) que cuida da gestão de pessoas.

Na segunda-feira (4), a Caduceu Júnior recebeu a visita do coordenador Geral de Atendimento e Educação Fiscal da Receita Federal, João Maurício Vital. O coordenador veio à Santa Maria conhecer o funcionamento do NAF, na prática, e apresentará o relatório do projeto na conferência da Eurosocial, conferência da Organização das Nações Unidas (ONU). Um projeto de mais de 80 instituições públicas e privadas da Europa e da América Latina, em El Salvador. Segundo Tamires, Maurício Vital demonstrou ter gostado do trabalho da empresa e afirma que será uma honra difundir essa prática em outros países.

Foto: Tainan Pauli – Acadêmico de Ciências Sociais.

Repórter: Franciele Varaschini – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.