Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

LARP celebra conquista de reconhecimento do Inmetro



O Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas (LARP) promoveu na manhã desta quinta-feira (20) um café da manhã para marcar o reconhecimento de sua capacidade técnica em atendimento pelo INMETRO. O evento ocorreu no prédio 17 da UFSM, local onde está o LARP, e recebeu colaboradores, parceiros, membros e todos os que auxiliaram na conquista. Também foram convidados os três candidatos a reitor, os que não se fizeram presentes mandaram representantes.

O LARP foi fundado em 17 de junho de 2001, por Renato Zanella e Martha Adaime, atuais diretores do LARP, e faz parte do Departamento de Química e do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE). Martha conta que o laboratório iniciou pequeno e foi evoluindo aos poucos, até chegar ao que é hoje, um laboratório que trabalha com as mais modernas tecnologias, com métodos atualizados e, agora, com sua qualidade reconhecida pelo INMETRO.
 
 
O selo trará muitos benefícios ao laboratório, além de aumentar a demanda de amostras e de possibilidades de análises, o selo mostra segurança nos resultados que o LARP obtém, como afirma a professora Martha:
– Nosso serviço tem uma chancela de qualidade. O selo mostra que o que é feito aqui, é feito com segurança.
 
As análises feitas no LARP são de diversos tipos, em água, pesticidas, drogas veterinárias e em alimentos como hortifrutigranjeiros, grãos e até alimentos de origem animal. O laboratório presta serviços para cooperativas, agricultores e órgãos do governo, que precisam da certificação da análise para exportação, e apenas os laboratórios acreditados podem fazer esse tipo de análise. Também presta serviço a instituições de ensino, pesquisa e extensão, como conta o professor Renato Zanella:
– Apoiamos grupos de pesquisa tanto da UFSM, como de outras universidades, como a UFPel e, até mesmo, a USP.
 
O LARP faz parte de duas redes de análises. A rede de Análise de Alimentos e a de Análise de Resíduos e Contaminantes em Alimentos e conta com acadêmicos de diferentes cursos, como farmácia e todas as áreas da química. O laboratório, com a pós-graduação em Química Analítica, forma mestres e doutores com conhecimento na área de análise de alimentos e amostras ambientais, o que é importante para que esses profissionais garantam resultados no futuro. 
 
Foto: Luciele Oliveira – Acadêmica de Jornalismo.
Repórter: Jonas Migotto – Acadêmico de Jornalismo.
Edição: Lucas Durr Missau.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-10732

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes