Pelo prazer de lecionar

Ana Lucia Rodrigues Oliveira nasceu em 12 de setembro de 1949, natural de Tupanciretã. Veio a Santa Maria aos 10 anos de idade. Não demorou a se interessar pelas áreas de artes, diagramação e tipografia. Hoje, é professora aposentada, mas voluntária no Centro de Artes e Letras da UFSM.

No final dos anos 1960, a irmã de Ana Lucia trabalhava com as produções de arte da Revista Rainha. Ana Lucia, por sua vez, juntou-se à revista para aprender a datilografar. Para atender os pedidos do editor da época, Padre Lauro Trevisan, começou a trabalhar com a produção de cartazes e anúncios publicitários, sem ganhar remuneração, mas adquirindo experiência.

Foi quando a irmã se mudou para fazer um estágio em São Paulo, que Ana Lucia foi chamada para trabalhar com a diagramação da revista, apesar de não possuir conhecimento sobre a atividade. No entanto, foi assim que adquiriu gosto pela área. A oportunidade de ingressar na universidade apareceu em seguida. Na época, existia a Faculdade Interamericana de Educação, na qual ela fazia parte do curso de Artes Gráficas, do bacharelado em Desenho Plástico. Ela foi a primeira bolsista do curso a trabalhar na gráfica.

Entre as memórias da época, a professora relembra, com uma voz calma e olhos expressivos,  que foi um período em que a universidade estava em construção. O próprio Centro de Artes estava em crescimento. Após se formar, em 1974, começou a lecionar já no ano seguinte.

Quando começou a considerar a possibilidade de se aposentar nos anos 1990, a professora dedicava seu tempo a um laboratório de programação visual na Gráfica Universitária. Em virtude de leis instáveis na época, era mais vantajoso se aposentar, ainda que fosse contra a verdadeira vontade de Ana Lucia. Porém, através de um acordo com o grupo de professores do centro na época, pessoas que anteriormente haviam sido seus alunos, ela pode continuar com seus projetos no laboratório por mais dois anos, atuando como voluntária.

Foi no segundo semestre de 2012, que a professora foi convidada para lecionar uma Disciplina Complementar de Graduação (DCG) de Tipografia. De acordo com Ana Lucia, retornar à gráfica foi como se nunca tivesse a deixado. As atividades, em comparação ao que ensinava antes não mudaram muito. No entanto, esclarece que o envolvimento e dedicação dos alunos do curso de Desenho Industrial fizeram a diferença, e tornaram a experiência ainda mais gratificante.

Na DCG, os alunos trabalham com materiais antigos, que a gráfica possui. É feito um resgate de algo rústico, que exige trabalho manual. A atividade de diagramação consiste em uma montagem dos materiais em uma chapa de metal, para depois levá-los à máquina. Entre os materiais produzidos, estão blocos de notas e marcadores de páginas. Apesar da experiência dos jovens com a tecnologia, o resultado tem se mostrado muito satisfatório.

No momento, Ana Lucia é sócia da filha, e trabalham juntas em uma loja de jóias. O design das peças, constituídas principalmente por pedrarias, é pensado e montado por elas mesmas. Além disso, está entre os objetivos futuros, reunir peças produzidas pela gráfica e fazer um resgate histórico do local através destas. Sobre lecionar, Ana Lucia diz que continuará, pois é algo que ainda lhe proporciona prazer.

Foto: Divulgação.

Repórter: Myrella Allgayer – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.