Curso de graduação em Ciências e Humanidades oferece 150 vagas

Na próxima segunda-feria (15), a UFSM lança o edital do curso de Ciências e Humanidades – ênfase em Gestão Sustentável na Unidade Descentralizada de Silveira Martins (UDESSM). O período de inscrições vai até o dia 22 de julho. O curso inicia no dia 9 de setembro e oferece 150 vagas.

Em entrevista, o pró-reitor adjunto de Graduação da UFSM, Raul Ceretta Nunes, explica sobre a criação e objetivos do curso, além da área de atuação dos profissionais formados.

Agência de Notícias – Qual a proposta e os objetivos do curso de Ciências e Humanidades – ênfase em Gestão Sustentável?

Raul Ceretta Nunes – O curso integra o Projeto Institucional “Retomada, Aceleração e Conclusão de Estudos”, proposto pela UFSM, o qual visa promover a retomada de estudos para alunos evadidos da Instituição e potencializar a conclusão dos estudos através de um currículo flexível que permita a aceleração. Dentro deste contexto, o curso visa formar egressos que desenvolvam competências, habilidades e conhecimentos gerais necessários aos postos de trabalho que requerem Educação Superior em uma grande área de conhecimento (Ciências e Humanidades), mas não formação profissional específica. A ênfase em Gestão Sustentável é consequência da característica da Unidade Descentralizada de Educação Superior da UFSM em Silveira Martins, que tem como elemento principal a forte organização de práticas sobre desenvolvimento sustentável.

A. N. – Quais os campos de atuação para os formados?

R. N. – O profissional formado no curso poderá desempenhar diversas funções que exijam um perfil com capacidade de empreendedorismo e comprometimento com a sustentabilidade, nas relações entre ciência e humanidades, nos setores público, privados e terceiro setor, atuando na elaboração de projetos, selecionando indivíduos para a participação em projetos sustentáveis; como agente promotor de ações empreendedoras; no planejamento estratégico de desenvolvimentos sustentáveis e em atividades cujo requisito seja o diploma de curso superior. Entretanto, é importante frizar que este curso não oferece uma habilitação profissional, mas oferece uma formação ampla que permite ao egresso se inserir em diversas posições do mundo do trabalho como profissional de nível superior.

A. N. – Quais são as etapas a partir do lançamento do edital? Quando o curso inicia? Quantas vagas?

R. N. – As etapas estão detalhadamente descritas no edital, mas podemos salientar que as principais são: de inscrição (de 15 a 22 de julho), seleção, confirmação de vaga e matrícula. Tendo como público-alvo os alunos que abandonaram cursos de graduação da UFSM, no período de 2005 a 2011, que tenham integralizado 50% ou mais da carga horária total do curso de origem e que não estejam cursando ou tenham concluído outro curso de graduação da UFSM. A etapa de seleção consiste em avaliar qual a carga horária que os candidatos conseguem dispensar por aproveitamentos. A seleção (retomada) com base em carga horária aproveitada (instrumento de aceleração) permitirá aos ingressantes antecipar o tempo de formação (previsto para 3 anos).

A matrícula (escolha de disciplinas) será realizada na coordenação do curso no prazo de 09 a 11 de setembro de 2013. As vagas disponibilizadas para a matrícula serão as não preenchidas nas disciplinas ofertadas pelos diferentes cursos da UFSM (campus de Silveira Martins ou Campus Santa Maria) constantes do projeto do curso, conforme prevê a Resolução 004/2013 da UFSM.

O curso começa no dia 9 de setembro, após realizada a matrícula, e oferece 150 vagas.

A. N. – Há outro curso com a mesma proposta atualmente no país?

R. N. – Existem inúmeros cursos de bacharelado interdisciplinar no Brasil, ou similares, todavia, o que nos diferencia de todos os outros são dois pontos: possibilidade de reintegrar alunos evadidos; e flexibilização curricular através da integralização de carga horária em grandes áreas de conhecimento ao invés de disciplinas específicas.

A. N. – O que representa para a Unidade Descentralizada de Silveira Martins (UDESSM) e para a UFSM esse novo curso?

R. N. – Pioneirismo e inovação, características marcantes da UFSM. As inovações incorporadas neste curso estão em sintonia com a flexibilidade curricular preconizada pelas novas universidades, a partir da retomada do movimento que ficou conhecido como Universidade Nova, no Brasil, e Tratado de Bolonha, na Comunidade Européia. Porém, o diferencial é que o curso considera em sua gênese, a heterogeneidade das habilidades e competências iniciais de seu público-alvo – estudantes egressos com experiência universitária de diversas áreas do conhecimento – e a experiência possibilitada pela ampla base que a oferta de disciplinas da UFSM proporciona. Essas características potencializam o aproveitamento tanto da carga horária cumprida anteriormente pelos estudantes evadidos da UFSM – seu histórico escolar antes da evasão, quanto a sua experiência adquirida no mundo do trabalho – histórico profissional. O resultado é uma universidade pública ainda mais sintonizada com as necessidades da população.