Estudantes de História da UFSM desenvolvem jogo de tabuleiro sobre a Era Vargas

Acadêmicos do 5º semestre do curso de História da UFSM produziram, desenvolveram e aplicaram um jogo de tabuleiro didático sobre a trajetória do trabalhador de 1930 a 1945, período em que Getúlio Vargas governou ininterruptamente como presidente do Brasil. O jogo sobre a Era Vargas foi aplicado na noite da última segunda-feira (15), no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism), na aula de história para alunos do 5° semestre do curso de Eletromecânica, modalidade Proeja – programa que integra a educação básica com a educação profissional no ensino de jovens e adultos.

O jogo é composto por três tabuleiros em formato de engrenagens que se relacionam entre si, um manual de regras e um livreto com conteúdo específico sobre as relações de trabalho entre operários e empresários em cada fase da Era Vargas. Em cada tabuleiro, há quatro peças, representando dois operários e dois empresários. No decorrer do jogo constrói-se a compreensão da história de reivindicação dos direitos trabalhistas naquele período da história brasileira.

O material foi desenvolvido pelos acadêmicos de História Alexon da Rocha, Anderson Colombelli, Fraciele de Oliveira, Giovan Ferraz, Janice do Amaral, Leticia Milan e Victor Cruz, sob a supervisão da professora Roselene Pommer, do Ctism.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ctism