Wilson Aita: os feitos de um dos fundadores da UFSM

Faleceu na última sexta-feria (2), aos 91 anos, um dos criadores do Centro de Tecnologia da UFSM, Wilson Aita, que foi também um dos colaboradores na fundação da Universidade, juntamente com o professor Mariano da Rocha Filho. Aita esteve ligado à UFSM de 1962 até se aposentar em 1985.

Wilson Aita era engenheiro, professor e foi o fundador da Sociedade de Engenharia e Arquitetura de Santa Maria (SEASM), o que lhe proporcionou a oportunidade de ingressar na UFSM.  Sua relação com a Universidade teve início em 1960, em uma reunião com o professor Mariano da Rocha Filho, à época, Aita era presidente SEASM. Nessa reunião, foi fundada a Faculdade Politécnica, que após 10 anos seria transformada no Centro de Tecnologia.

Segundo o professor e servidor aposentado da UFSM, Antônio Abelin, “o professor Wilson teve um trabalho muito intenso na criação dos cursos de engenharia, e com o passar do tempo atingiu muitos êxitos, sendo diretor do centro durante muitos anos, e também foi um dos professores mais destacados da Universidade, inclusive representando a UFSM em congressos no exterior”. Abelin conta que ele e Aita foram companheiros de faculdade e se conheciam há mais de 20 anos.

Aita e o professor Mariano mantinham uma relação de amizade muito próxima, ambos compartilharam da ideia da criação de uma universidade, de um ambiente em que houvesse objetivos comuns. Durante entrevista realizada pelo Infocampus em 2010, Aita ressalta a relação da SEASM com o professor Mariano na criação da UFSM, “Ele nos ajudava e nós o ajudávamos também. Do nada, fizemos uma grande Universidade, que reuniu homens que queriam trabalhar e gostavam do que faziam”.

Aita também foi pioneiro na área de comunicação de Santa Maria, juntamente com o professor Antonio Abelin. Atuou na organização da TV Imembuí como acionista, e também na organização dos veículos da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM, como a rádio e tv universitária.

Além de contribuir na administração e docência da UFSM, Aita também foi de grande importância na área da saúde de Santa Maria, pois foi o provedor emérito do Hospital de Caridade da cidade, onde serviu por muitos anos. Em 2011, foi homenageado com a Policlínica Wilson Aita, que carrega seu nome e completa o complexo do Hospital.

Foto: Patrimônio Arquivístico da UFSM.

Repórter: Paula Bisio Mattos – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.