Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CEU I reunirá antigos moradores para comemorar 51 anos



A Casa do Estudante Universitário (CEU) I da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) completa 51 anos no dia 9 de outubro. Antecipando a comemoração, nos dias 4 e 5 será realizada uma programação especial, que inclui uma exposição que vai retratar a história de mais de meio século sob o ponto de vista de quem a viveu. Serão cerca de 70 itens, incluindo fotos, documentos históricos, reportagens, antigos regimentos, entre outros.

As atividades terão início na sexta-feira (4), às 19h, na Casa do Estudante da Rua Professor Braga, com abertura oficial, seguida da abertura da exposição de fotos e documentos históricos. No sábado (5), a exposição será reaberta às 9h, seguindo-se almoço festivo para moradores da CEU I. Às 15h, haverá a atividade Histórias que a casa conta, que deverá reunir antigos moradores. Estão sendo convidadas pessoas que marcaram a história da Casa, como as primeiras moradoras e antigos coordenadores, para relatarem suas vivências. A promoção é da coordenação da Casa do Estudante I.

Os antigos moradores que participarem da programação vão encontrar uma Casa renovada. O coordenador geral da CEU I, Gean Carlos Tomazzoni, relata melhorias recentes. Em 2010, o prédio passou por uma grande reforma na sua estrutura física. Foi realizada pintura externa e interna (na parte que é comum a todos os moradores). Nos últimos anos, foi construída uma quadra de vôlei de areia com churrasqueira coberta e um espaço de lazer. Boa parte da antiga mobília foi substituída por móveis novos.

Além disso, os moradores têm à disposição um laboratório de informática com mais de 20 computadores (que funciona das 8h às 23h, de segunda a sábado), uma cozinha comunitária, uma sala de televisão, vigilância 24 horas e uma biblioteca comunitária.

Obras e melhorias terão continuidade na CEU I

Outras obras e melhorias estão previstas na CEU I. Em breve os apartamentos deverão dispor de internet. A previsão é de que até o final de outubro a empresa vencedora da licitação entregue os switchs, o que permitirá a finalização do projeto, já iniciado. A recuperação interna dos apartamentos também deverá ser realizada, mas é necessário que eles estejam vagos pelo menos andar por andar, para evitar condições insalubres aos moradores vizinhos. Dois novos elevadores também já foram comprados e brevemente serão instalados, substituindo os atuais.

A pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, Marian Moro, destaca que a CEU I é um dos exemplos que comprovam que a UFSM está entre as universidades públicas brasileiras que oferecem uma das maiores políticas de assistência estudantil, algo que é reconhecido pelos próprios estudantes.

“Desde a criação da CEU I, sempre procuramos melhorar as condições de moradia dos estudantes. Nem sempre conseguimos imediatamente o que pensamos, pois temos limitações com o processo que engloba licitações, orçamento específico para as obras que pretendemos. No entanto, continuamos a ampliar, reformar, criar e adaptar espaços que podem ser mais saudáveis aos moradores da Casa”, afirma a professora Marian.

“Parabéns à CEU I pelos seus 51 anos bem vividos e bem representativos na história da UFSM, universidade que é uma das pioneiras em acolhimento do estudante e de sua permanência na instituição”, acrescenta.

Programação:

– Sexta-feira, 4 de outubro

19h: abertura oficial

20h30min: coquetel

21h: exposição de fotos e documentos históricos

– Sábado, 5 de outubro

9h: reabertura da exposição de fotos e documentos históricos

12h: almoço festivo para moradores da CEU I

15h: histórias que a casa conta 

17h: coquetel

19h: mostra de talentos da CEU I

23h: festa de encerramento dos 51 anos.

Foto: Luciele Oliveira – Acadêmica de Jornalismo.

Repórter: Ricardo Bonfanti.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-12009

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes