Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Seca no nordeste e no sul do Brasil é tema do Seminário de Jovens Pesquisadores em Economia e Desenvolvimento



 

As dificuldades enfrentadas pelos agricultores frente à seca do nordeste e sul do Brasil foi um dos temas desta sexta (18), do Seminário de Jovens Pesquisadores em Economia e Desenvolvimento (SJPE&D). A palestra foi ministrada, no Espaço Multiuso da UFSM, pela profa. dra. Ana Monteiro Costa da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus de Santana do Livramento-RS.

A professora com mestrado em Desenvolvimento Rural e doutorado em Economia veio à 28ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM (JAI) expor sua pesquisa, financiada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), fundamentada no tema “Pobreza e vulnerabilidade de agricultores frente a fenômenos ambientais: os efeitos da seca no nordeste e no sul do Brasil”.

Algumas considerações do economista indiano, Amartya Sen, nortearam a pesquisa de campo feita por Ana Monteiro nas cidades de Jóia e Santana do Livramento, Rio Grande do Sul, e nas cidades de Sertânia e São José de Princesa, Pernambuco e Paraíba respectivamente; e também foram destaques da palestra desta manhã. Um dos conceitos apresentados pela pesquisadora, conforme Amartya Sen, é de que pobreza pode ser definida pela privação de direitos como, estar bem nutrido, livre de violência física e com plena participação política. Segundo ele, o processo de desenvolvimento de uma sociedade deve trabalhar para remover esse tipo de privação.

As pessoas que se encontram em condições precárias durante muito tempo perdem a noção do que é ter uma boa perspectiva de vida. Essa consideração do economista indiano pode ser constatada por Ana Monteiro em sua observação durante o estudo de campo no Nordeste, onde é muito difícil o acesso à água. “As pessoas não sabem o que é ter água potável na torneira de casa”, conta. Segundo ela, a seca do nordeste é usada como barganha política. Também observou sentir a ausência total, tanto no Sul, quanto no Nordeste, de um contato do estado com as pessoas que estão nessa condição. A pesquisadora deixou claro que é muito mais difícil trabalhar com as consequências da seca para os agricultores do sul que para os do Nordeste, “Eles (Nordeste) sabem o que a seca faz com eles desde que nasceram”, explica.

Um dos resultados observados pela pesquisadora, na região nordeste, foi a necessidade de intermediação total da prefeitura, quanto ao acesso da população à saúde, além do auxílio para a sobrevivência dos animais. Ainda, na tentativa de promover as políticas públicas, os recursos existentes na região são levados aos agricultores que podem gerar melhores resultados ao invés de chegar aos que mais necessitam. Ana Monteiro destacou também o importante papel do Programa Bolsa Família, do Governo Federal, na região, sem ele a situação seria ainda pior. No Rio Grande do Sul, a pesquisadora relatou a falta de políticas públicas para amparar os agricultores no período pós-estiagem, além da enorme burocracia para o acesso à água.

A profa. dra. Ana Monteiro Costa encerrou a palestra exibindo uma série de fotos sobre a situação dos agricultores e moradores, principalmente, da região nordeste. “Eu desejo aos jovens pesquisadores que encontrem algo que realmente os motive a pesquisar”, concluiu.

As inscrições para o Seminário de Jovens Pesquisadores em Economia e Desenvolvimento (SJPE&D) foram feitas sob a condição da doação de uma unidade de leite em pó que está sendo doada para a Escolinha Comunitária Criança Feliz localizada no bairro Bom Jesus, Santa Maria. Entre ontem e hoje pela manhã já foram arrecadadas cerca de 100 embalagens.

Fotos: Luciele Oliveira – Acadêmica de Jornalismo.

Repórter: Franciele Varaschini – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.  

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-12338

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes