​Noite de lançamentos e homenagens dos cursos de Comunicação Social

Na noite da última quinta-feira (29), acadêmicos, egressos e docentes dos cursos de Comunicação Social da UFSM reuniram-se na Athena Livraria, para a 3ª edição do Café Intercom. O evento que é uma parceria entre a Faculdade de Comunicação Social da UFSM (FACOS) e a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom) contou com lançamento de livros, homenagem a professores e lançamento da nova marca dos cursos de comunicação.A ocasião também contou com a presença da pró-reitora de Extensão, Teresinha Heck Weiller.

Conforme Flavi Lisboa, docente e chefe do Departamento de Ciências da Comunicação, o Café Intercom tem por objetivo a aproximação de autores e leitores, além de ser um momento de fortalecimento, reconhecimento e identidade.

Foram apresentadas obras das Editoras Facos e PEcom. A professora e tutora do PET (Programa de Educação Tutorial) Comunicação, Juliana Petermann, lançou a obra PETCom/UFSM: 20 anos de reflexões, práticas e aprendizado. O livro apresenta o perfil dos ex-tutores, artigos apresentados em congressos e outros eventos por integrantes do Programa e alguns textos de atuais professores, que anteriormente participavam do PET. A obra contou com colaboração de atuais e ex-integrantes do PETCom. Na ocasião foi feito um agradecimento ao professor Adair Peruzzollo, pela sua contribuição nos vinte anos do Programa.

O e-book A Midiatização da Tragédia de Santa Maria, organizado pela professora Ada Cristina Machado Silveira também foi lançado. A obra apresenta uma coletânea de artigos, apresentando como é pensada a tragédia de forma midiática. O e-book foi apresentado pelo doutorando em Comunicação, Carlos Orellana.

Também foram apresentadas obras da Editora PE.com, editora experimental do curso de Comunicação Social – Produção Editorial. Até onde vai a imaginação?foi apresentado por uma das editoras, a acadêmica do 5º semestre de Produção Editorial, RaquelScremin. Elaborado em 2012, o livro conta com ilustrações e colaborações de crianças entre onze e doze anos, da Escola Augusto Rusch. O reconhecimento maior da obra aconteceu no ano passado, com a premiação na categoria Produção Transdiciplinar no Intercom Sul. “O que mais me deixa feliz com essa produção foi ver a alegria dos alunos com o resultado, a repercussão positiva com a escola e os professores. O processo de educomunicação nessa escola foi muito rico, isso foi o mais valido da produção em si”, contou Raquel.

Outra obra lançada pela Editora PE.com foi A lagoa encantada: meio ambiente, tecnologia e minorias, de autoria de Auri Sudati. A coordenadora do curso de Produção Editorial e da Editora PE.com, Marilia Barcellos, destaca que essa produção também envolveu a Secretaria Municipal de Educação, através do Projeto Leitura no Coração, disponibilizando a obra no formato e-book para escolas municipais de Santa Maria.

A Editora PE.com está no seu segundo ano de atividade, e se consolida como um espaço para o acadêmico de Produção Editorial desenvolver e colocar em prática o que aprendeu em sala de aula. Marília enfatiza a importância de eventos como o Café Intercom, pois com a publicação e o lançamento das obras editadas pela Editora, o aluno tem o feedback do público leitor. A Editora tem parceiras com outros laboratórios da Comunicação como a Agência Experimental de Relações Publicas (Agerp) e a Facos Agência e com a Editora PPGL do curso de Letras.

Além dos lançamentos, também foram homenageados os professores Maria Ivete Trevisan Fossá, Paulo Roberto Oliveira de Araújo – representado pela coordenadora do curso de Jornalismo Laura Storch – e Veneza Mayora Ronsini – representada pelo doutorando Felipe Bordinhão-pelos 25 anos de carreira na Facos.

O evento encerrou com a apresentação da nova marca da Facos. Através do concurso “A cara da Facos” foi selecionada a nova identidade visual dos cursos de comunicação. O vencedor do concurso foi o acadêmico do 5º semestre de Publicidade e Propaganda, Giácomo Giacomoni.