A produção editorial universitária em debate na UFSM

A abertura solene da XXVIII Reunião da ABEU aconteceu nesta noite (04), às 19h, na Associação de Professores Universitários de Santa Maria – APUSM. A mesa de abertura foi composta pelo Reitor da UFSM, Paulo Burmann, pelo presidente da ABEU, João Canossa, e pelo coordenador geral do evento e diretor da Editora Universitária da UFSM, Daniel Coronel. Também compareceram professores, técnicos administrativos, acadêmicos e representantes de editoras universitárias de todo o país.

As autoridades da mesa destacaram à importância da reunião para o intercâmbio de conhecimentos da vasta diversidade de editoras universitárias nacionais. O mercado editorial está sempre aberto às mudanças que ocorrem frente às novas tecnologias e, nesse sentido, o Reitor Paulo Burmann salientou o compromisso da UFSM com o trabalho da Editora Universitária na instituição. Burmann anunciou a construção de um parque gráfico na UFSM, que deverá unir todas as etapas da produção editorial e abrigar a Livraria e a Grife da Editora UFSM. O Reitor também mencionou a importância do evento ser sediado em Santa Maria e ressaltou a relevância do encontro para o desenvolvimento da Editora UFSM.

A cerimônia de abertura também contou com a entrega da Comenda de Mérito ABEU aos editores Geraldo Francisco Huff (SECAD), Antoninho Muza Naime (PUC-RS) e Honório Rosa Nascimento (UFSM), que se destacaram na produção e divulgação do livro universitário no país. A ABEU congrega editoras universitárias distribuídas no país, com o objetivo de promover a cultura e socializar o conhecimento através da produção e difusão do livro universitário. Segundo o coordenador do evento, Daniel Coronel, o foco das Editoras Universitárias é construir conteúdo de qualidade para a divulgação do conhecimento.

Para o presidente da ABEU, João Canossa, “as reuniões anuais são o momento mais importante para gente que está na tarefa de publicar livros dentro dos ambientes acadêmicos, porque é o momento em que a gente se encontra, compartilha problemas e soluções, além de buscar encontrar melhores dias para a produção editorial brasileira”.

O evento, que acontece até a próxima quinta-feira, aborda os desafios do mercado editorial através da análise de estratégias e ações de marketing das principais editoras do país.