Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM

Importância na gestão e editoração foram temas abordados nos GT’s e oficina

por Dafne Lopes

Na manhã desta quarta-feira (06), aconteceram os Grupos de Trabalhos e a oficina de Editoração Gráfica- hands-On, finalizando arquivos digitais.

Nos GT’s foram selecionados e apresentados dois trabalhos: “Uma editora e um tríplice objetivo: criação de espaços de extensão, publicações e eventos”, de Maria Stela Torres Barros Lameiras e Fernanda Lins, da Editora da Universidade Federal de Alagoas e “Conversão de editoras públicas em filiais institucionais”, de Gilberto de Castro e Suzete de Paula Bornatto, da Editora da Universidade Federal do Paraná.

A oficina foi ministrada pelo instrutor técnico Jonas Mateus. Durante a oficina os participantes puderam ouvir e discutir sobre o trabalho que deve ser realizado para a diminuição de erros na finalização de um produto. O uso correto de fontes, o cuidado com a qualidade da imagem, de cores, e a diagramação foram alguns dos assuntos abordados.

De acordo com Jonas os cuidados no processo de finalização são fundamentais para que se tenha um bom material. “A primeira coisa é a qualidade, a pessoa vai ver uma imagem escura ou uma imagem clara. As pessoas já alfabetizadas vão olhar erro de texto, acentuação. Erro técnico gráfico, problemas de diferentes fontes, infelizmente ainda vemos no nosso dia-a-dia em jornais e revistas. Um erro na finalização da editoração, que as vezes só em um detalhe está a solução do problema. “

Participaram também da oficina os profissionais da Gráfica Pallotti, Ernesto Rigue e Ivete Conceição.