Lançamento de livros da Editora UFSM integra programação da ABEU

por Gabriele de Souza e Daniela Sangalli

A Editora UFSM lançou nesta noite (06), durante a 42ª Feira do Livro de Santa Maria, oito livros de diferentes áreas do conhecimento. O lançamento ocorreu em paralelo a XXVIII Reunião da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) que acontece de 04 a 07 de maio em Santa Maria.

Os títulos lançados pela Editora foram Lendo J. M. Coetzee, organizado por Kathrin H. Roseneld e Lawrence Flores Pereira; Entomologia Florestal Aplicada, organizado por Ervandil Corrêa Costa e Edilson Bisognin Cantarelli; Introdução à Geologia da Engenharia, de autoria de Andréia Valli Nummer e Carlos Leite Maciel Filho; José Mariano da Rocha Filho: Fotobiografia, de autoria de Maria Isabel Mariano da Rocha Duarte.

E também os livros Linguagem e Cognição, de Elias José Mengarda; Silvicultura do Eucalipto no Brasil, que tem como organizadores Mauro Valdir Schumacher e Márcio Vieira; Análise Macroeconômica e Avaliação Governamental, escrito por José Maria Alves da Silva e Noções de Paleografia e de Diplomática, dos autores Ana Regina Benwanger e João Eurípedes Franklin Leal.

Além da sessão de autógrafos, o lançamento contou com a presença do Reitor da UFSM, Paulo Burmann, do coordenador geral do evento e diretor da Editora Universitária da UFSM, Daniel Coronel e de pessoas que prestigiaram as obras. Crédito: Nadine Kowaleski/LEx

Daniel Coronel resalta a importância de se realizar o lançamento dos títulos durante a reunião da ABEU por ser uma forma de demonstrar pra comunidade santamariense e para as outras editoras o rico trabalho que se faz no âmbito da UFSM. Para o prof. de Gestão Ambiental da UFSM e autor de um dos livros lançados, Márcio Vieira, “publicar pela Editora da UFSM valida o trabalho do pesquisador, pelo corpo editorial, pela avaliação criteriosa, isso respalda o nosso trabalho”.

O Reitor Paulo Burmann comentou sobre a responsabilidade da Universidade na produção de conhecimento e também a relevância do envolvimento da UFSM na Feira do Livro. “Estamos com a perspectiva de incrementar cada vez mais a participação da Universidade na Feira do Livro 2014, 2015 e assim sucessivamente, para que possamos, cada vez mais e melhor, cumprir o papel da nossa instituição”.