XXVIII Reunião da ABEU chega ao fim

por Nicoli Saft

A vigésima oitava Reunião da ABEU ecerrou-se hoje pela manhã. O evento estava acontecendo desde terça-feira, dia 5, e reúne as editoras universitárias do país. Durante a Reunião, foram debatidos os desafios do mercado editorial brasileiro, principalmente em frente às novas tecnologias, e foram feitas propostas para contornar as dificuldades.

No último dia de evento, foi realizada a mesa Marketing, Marketing Editorial e livro universitário, com Bruno Weiblen, Fernando Quaglia, Marieta Ferreira e Fernando Luce, mediada por Daniel Coronel. A mesa de encerramento foi sobre ações políticas para o livro e o leitor, e contou com a participação de Diego Drumond e Lima, Afonso Martins, Luís Antonio Torelli e Raquel Menezes, mediada por Marcelo Di Renzo.

Novo diretor da ABEU, Marcelo di Renzo, com o antigo diretor, João Canossa
Crédito: Nicoli Saft/Cobertura

Na quarta-feira, foi realizada a eleição para nova diretoria da Abeu, com isso João Canossa deixou o cargo de diretor da associação e o passou para Marcelo Di Renzo, que fica como diretor por dois anos. Sobre a Reunião, Canossa declara “Foi um momento muito feliz pois pôde parciar, com algum nível de profundidade, várias questões que nos são muito preciosas, muito caras”. Também ressaltou  a inserção da ABEU em outras entidades que buscam o melhor para o livro.

Di Renzo aborda a questão da coletividade proposta pela última diretoria, e que pretende-se continuar a ABEU nesses mesmos termos. O diretor fala das dificuldades das editoras universitárias e de resolver alguns impasses aproveitando as novas tecnologias para uma melhor comunicação entre as editoras. “Esses encontros permitem a gente dialogar um pouco, esse foi muito bom, muito bom trabalhar com a outra gestão, e se imagina que vão ser dois anos de trabalho, mas com o rumo bem definido” finaliza o novo diretor da ABEU..