​2ª Semana da Calourada movimenta o campus até domingo

A segunda-feira (8), primeiro dia do segundo semestre letivo de 2016 na UFSM, foi marcada pelo início da 2º Semana da Calourada no campus de Santa Maria.

O novo modelo de recepção aos novos acadêmicos, promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão (PRE), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a diretoria da Casa do Estudante Universitário, segue até domingo (14) com diversas atividades de recepção aos alunos, como shows musicais, atividades esportivas, teatrais, entre outras. Confira a programação completa na página do evento no Facebook. Nos demais campi, também acontecem atividades de acolhimento aos alunos.

A Semana da Calourada é um evento que proporciona orientação e confraternização para os ingressantes. Para fornecer as principais informações sobre serviços fundamentais da Universidade, os membros do DCE estão atendendo aos estudantes na Central da Calourada, todos os dias, das 11h30min. às 13h30min, em frente ao RU 1, e na terça (9) e quarta-feira (10), também em frente ao RU 2.

Na Central da Calourada é distribuído o Guia da Prae, que reúne informações sobre o Benefício Socioeconômico (BSE) e a bolsa transporte, serviços oferecidos pelo Setor de Atenção Integral ao Estudante (Satie) e informações sobre moradia estudantil na UFSM.

Além disso, na central são repassadas instruções para a aquisição da carteirinha do DCE, que garante a lei da meia entrada para estudantes em todo território nacional, sobre a bolsa de auxílio formação, eventos acadêmicos e a carteirinha da ATU.

No primeiro dia de shows, em frente ao RU principal, houve apresentação da banda Casaco Marrom, cujo vocalista é o pró-reitor de Assuntos Estudantis, professor Claiton Hillig. “Tocar para os calouros é genial porque a gente se aproxima da gurizada e passa a ser reconhecido como alguém igual a eles, que está aqui para ajudar. Assim, cria-se um vínculo de amizade com os alunos, como professor, isso só ajuda”, comenta Hillig.

Trotes no campus

Calouros participam de brincadeiras no campus

Juntamente à Semana da Calourada, as turmas de acadêmicos aproveitam para realizar as brincadeiras tradicionais de recepção aos novos estudantes pelo campus.

Com alguns ovos quebrados na cabeça, os rostos cobertos de tinta guache dos santa-marienses Henrique Denardin e Evelyn Simon não escondiam a alegria de se tornar calouros do curso de Fármacia. Para Henrique, o momento marca a realização do sonho de ingressar em um curso na área da Saúde.

Já Evelyn observou como a recepção feita pelos acadêmicos contribuiu para que esse momento de insegurança se tornasse acolhedor. “O primeiro dia está sendo maravilhoso! Os veteranos são atenciosos, tudo o que a gente precisar é só falar com eles, tanto para ajuda em matérias do curso quanto para localização no campus. Eu achei que iria estar bem perdida no campus, mas consegui me localizar com a ajuda deles. É um sonho estar na Federal, sempre amei Farmácia, gosto da área da Saúde e do contato com as pessoas”, comentou.

Além de apresentar a Universidade, os veteranos se preocupam em falar sobre o curso aos que estão chegando. Para a caloura de Enfermagem Mariane Puligon, o momento foi importante para que ela se sentisse segura quanto à escolha do curso. “Nós participamos de uma reunião do PET e nos mostraram bem como é o curso. Estou bastante animada”, comenta.

Os estudantes de Enfermagem e Engenharia Acústica optaram por unir as duas turmas no mesmo trote, batizado de “Enfermacústica”, motivados pela amizade entre os alunos dos dois cursos e pela semelhança das atividades propostas, como explicam as acadêmicas de Enfermagem Quendra Cartier e Andressa Bonfada.

Calouros participam de brincadeiras no campusRecepção humanizada

A administração central lembra à comunidade da UFSM que a recepção aos calouros da instituição é regulamentada pela Resolução nº 003/2000, de 13 de abril de 2000.

O documento estimula a participação dos vários setores da UFSM nas calouradas, tais como representantes estudantis, órgãos da Reitoria, servidores docentes e técnico-administrativos e as coordenações e direções dos respectivos cursos e centros de ensino. Mais informações aqui.

Tenda Acolhe Prae

Normalmente, nos primeiros dias do semestre letivo, se forma uma grande fila de alunos em frente à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis aguardando atendimento para garantir uma vaga na Casa do Estudante Universitário (CEU).

Para melhor acolher esses estudantes, uma tenda foi montada em frente ao prédio da administração central.

Texto e fotos: Paola Brum, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti

Show da banda Casaco Marrom