Equipe sub-20 de Futsal da UFSM estreia com vitória no campeonato estadual

Na noite do último domingo (14), a equipe sub-20 de Futsal da UFSM fez sua estreia no campeonato estadual com uma vitória sobre o Lagoa Futsal por 2 a 0, conquistando os primeiros três pontos na competição.

Com dois gols marcados em um intervalo de 30 segundos ainda na primeira etapa, a Universidade controlou o jogo no segundo tempo. O Lagoa Futsal criou algumas chances, parando nas traves e na boa exibição do goleiro Henrique, um dos destaques do jogo. O fixo Jonatan também fez uma boa partida, marcando um gol e participando da jogada do gol inaugural.

Agora os comandados de Marcos Cairrão voltam suas atenções para o duelo contra a AAFS, que está marcado para o próximo sábado (20), em Soledade. O adversário jogaria em São José do Inhacorá contra a AFSJI no sábado passado, mas a partida foi adiada em virtude de um acidente sofrido pelo treinador da equipe na última sexta-feira. O outro jogo da rodada, entre Atlântico e União Independente, também foi transferido para outra data.

No Dia das Mães, que foram homenageadas com a entrada gratuita no jogo, muitos atletas tiveram o apoio de seus familiares no ginásio, o que fez com que um bom público acompanhasse a partida.

O jogo

Com muita intensidade na movimentação, as duas equipes fizeram um grande primeiro tempo no Coríntians. Jogando em casa, a UFSM criou a primeira chance logo aos 2 minutos, em chute de longe de Silvan, que parou no travessão. Aos 4 minutos, Moisés driblou o adversário na ala esquerda e chutou cruzado, mas para fora. Aos 6 minutos, o Lagoa quase marcou. Leonardo puxou contra-ataque e ficou cara a cara com Henrique, que salvou a Federal. Aos 11 minutos, em jogada ensaiada de falta, Fiapo recebeu a bola e concluiu de primeira, por cima da meta. Pouco depois, o goleiro Iago lançou para Carlos, que tentou encobrir Henrique. O goleiro da UFSM deu um leve toque e desviou para a linha de fundo. Até que, aos 11 minutos e 52 segundos, Jonatan cobrou escanteio para dentro da área. O goleiro espalmou para cima e Vitão cabeceou para a rede: UFSM 1×0. Aos 12 minutos e 11 segundos, Fiapo encontrou Jonatan entrando na área. O fixo da Federal, de carrinho, desviou para o gol, vencendo Iago: UFSM 2×0. Aos 13 minutos, em contra-ataque, Carlos tentou, mas Henrique saiu tirando o ângulo do adversário. Aos 19 minutos, a equipe de Lagoa Vermelha teve outra oportunidade de descontar em tiro livre da linha dos 10 metros. Luiz Henrique cobrou e Henrique defendeu o chute rasteiro.

Na segunda etapa, o ritmo do jogo diminuiu e a UFSM procurou administrar a vantagem. Mas no primeiro minuto, Luiz Henrique tentou completar para o gol, a bola passou pelo goleiro da Universidade. Silvan afastou o perigo, quando a bola estava sobre a linha. Aos 6 minutos, Luiz Henrique tentou de novo e acertou a trave, no contrapé de Henrique. Aos 9 minutos, Jonatan recebeu com liberdade e arriscou de média distância. A bola parou novamente no travessão. Aos 12 minutos, Fiapo fez jogada na ala esquerda e chutou rasteiro, mas o goleiro Maikon espalmou. E já com Leonardo de goleiro-linha, a equipe visitante ainda teve mais uma chance de descontar. O próprio Leonardo achou Luiz Henrique sozinho perto da área, mas ele acertou novamente a trave de Henrique. Placar final: UFSM 2×0.

Ficha técnica:
UFSM – Henrique, Jonatan, Moisés, Silvan, Machado, Erick, Alemão, Arthur, Leonardo, Fiapo, Vitão, André, Santini e Bernardo. T.: Marcos Cairrão.
Lagoa – Iago, Vinícius, Leonardo, Luiz Henrique, Guilherme, Maikon, Ronaldo, Eduardo, Lucas, Carlos, Yuri e Gustavo. T.: Daniel Bonez.
Gols: Vitão (11 min 52s do 1T – U) e Jonatan (12 min 11s do 1T – U).
Arbitragem: José Pletsch (árbitro principal), Fabio Martelett (árbitro auxiliar), Liana Araújo (anotadora) e Neiara Silveira (cronometrista).
Cartões amarelos: Fiapo (U), Vinícius e Luiz Henrique (L).
Cartão vermelho: Leonardo (L).
Ginásio: do Coríntians.
Público pagante: 100 pessoas.
Público total: não contabilizado. Mulheres não pagaram ingresso, em homenagem ao Dia das Mães.

Com informações da Assessoria de Imprensa da UFSM Futsal