A chegada do inverno e a solidariedade que aquece

O inverno começou oficialmente hoje, mas as temperaturas já estão baixas na região há vários dias. Amado por uns, odiado por outros, o 21 de junho traz uma realidade que vai além da preguiça de sair da cama de manhã cedo: inúmeras pessoas não têm condições para manterem-se suficientemente aquecidas na estação. Nesse contexto, as campanhas do agasalho são importantes ferramentas de auxílio às pessoas necessitadas, além de serem um ato de grande generosidade.

Na UFSM, alguns alunos e Empresas Juniores estão desenvolvendo ações que visam à arrecadação de donativos. O estudante de Sistemas de Informação Ricardo Röhrs é membro da Empresa CompAct Júnior, que está arrecadando agasalhos para instituições locais. Ele conta que, além de colocarem caixas em alguns pontos de coleta, o grupo também criou uma gincana interna, na qual a principal prova é arrecadar roupas e cobertores. “Foi uma ideia que surgiu em uma reunião e todos curtiram e apoiaram. É muito importante. Está muito frio e todo mundo já pôde perceber, então criamos a gincana e a campanha, para tentar ajudar”, afirmou.

Outra empresa, a Floresta Jr., criou uma campanha para beneficiar o Centro de Apoio à Criança com Câncer (CACC), uma casa de passagem para crianças e adolescentes de Santa Maria. A atividade é desenvolvida pelos membros trainees e, além da coleta na Universidade, também há pontos de recolhimento em outros locais e instituições da cidade. Além de auxiliar pessoas necessitadas, o projeto visa a despertar o sentimento de solidariedade na população.

Ações semelhantes são realizadas no CTISM, onde um grupo de estudantes recolhe agasalhos que serão doados para coletivos indígenas. Também são recolhidas doações na Casa do Estudante Universitário II, que repassa para instituições que necessitem, como a Casa Maria, entidade de amparo assistencial a pessoas em tratamento oncológico.

As roupas que não usamos mais talvez sejam muito esperadas por alguém que está pertinho de nós. Neste inverno, além de deixar de lado a preguiça para acordar cedo, deixe também alguém aquecido!

Como posso ajudar?

CompAct Jr.: há caixas de arrecadação no Colégio Politécnico e também na Agittec. A campanha termina dia 1 de julho.

Floresta Jr.: os pontos de coleta na UFSM estão localizados no CCR (prédio 44), CAL (prédio 40), CCSH (prédio 74C), CCNE (prédio 13), CTISM, Colégio Politécnico e Biblioteca Central. Além desses prédios, também há caixas no Posto de Saúde do Bairro Camobi, Colégio Estadual Manoel Ribas, EEEM Cilon Rosa, IEEE Olavo Bilac e Posto de Saúde Wilson Paulo Noal. A campanha encerra-se hoje (21).

CTISM: há uma caixa no hall de entrada do CTISM, prédio 5.

CEU II: os agasalhos podem ser entregues na diretoria da CEU II e não há uma data limite para o fim dos recebimentos.

O que doar?
Precisa-se principalmente de cobertores. Entretanto, também são importantes casacos, calças, blusas de lã, camisetas, calçados, meias, gorros, cachecóis, luvas, etc.

Texto: Melissa Konzen, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Edição: João Ricardo Gazzaneo