Coordenadoria de Comunicação promove debate com reitoráveis em Santa Maria

Às vésperas da consulta à comunidade para os cargos de reitor(a)
e vice-reitor(a) da UFSM, a Coordenadoria de Comunicação  Social promoveu debate ao
vivo entre os candidatos à Reitoria. O programa foi realizado nesta segunda-feira
(26), no estúdio da TV Campus, e teve transmissão ao vivo pelo canal 15, pela Rádio Universidade e pelo Facebook da Universidade.

A Chapa 1 – Para
mudar ainda mais – tem como candidato o atual reitor Paulo Burmann e como vice
Luciano Schuch. A Chapa 2 – Juntos por um novo amanhã – é formada por Dalvan
Reinert e Pedro Brum Santos, como reitor e vice-reitor, respectivamente. Já a
Chapa 3 – Coragem para mudar pela base – tem como candidatas Helenise
Antunes e Laura Regina, respectivamente, como reitora e vice-reitora.

O debate teve a
mediação dos jornalistas Carine Prevedello, coordenadora de Comunicação Social, e Gilson Piber, da Rádio Universidade. Dividido em cinco blocos, o debate permitiu a apresentação de propostas de cada candidatura, o confronto de ideias e a participação da comunidade acadêmica.

O primeiro bloco
foi de apresentação dos candidatos, em que cada uma das três chapas apresentou
as propostas em geral.

No segundo bloco, cada candidato teve direito a fazer uma pergunta aos outros dois concorrentes. Os temas debatidos neste bloco
trataram de questões como redistribuição de vagas a servidores, ampliação da
cozinha e do refeitório do Restaurante Universitário, bem como a construção de um novo RU, e ações que visem à pesquisa e à pós-graduação.

No terceiro
bloco, cada candidato escolheu um concorrente para realizar uma pergunta sobre
tema livre. Os assuntos levantados pelos candidatos foram questões ligadas a
CT-Infra, necessidades de projetos que visem atrair a comunidade ao campus de Frederico
Westphalen e Palmeira das Missões e novas estratégias para qualificar a
institucionalização da UFSM.

Já no bloco quatro,
os candidatos responderam três perguntas enviadas pelo público, ao vivo, durante o programa. Cada pergunta representou um dos três segmentos da UFSM: alunos, técnicos e professores. As questões sobre
disparidade de gênero na composição das gestões, projetos que envolvem
professores aposentados da Universidade e ações que diminuam os casos de assédio
foram os temas debatidos neste bloco.

Ao final do debate, cada representante pode reiterar as suas
propostas e seus posicionamentos.

Bastidores

Cada candidato pode trazer dois assessores, que não tiveram acesso ao estúdio durante a transmissão ao vivo. No estúdio, além dos candidatos e mediadores, somente as equipes da TV Campus e da Agência de Notícias tiveram acesso. Na ilha de edição, somente os técnicos da TV Campus tiveram acesso. Os assessores puderam acompanhar o debate do corredor da Coordenadoria de Comunicação a partir de um telão e, também, tiveram a oportunidade de conversar com os candidatos nos intervalos entre os blocos.

Rádio, Facebook e reprise

O debate foi transmitido ao mesmo tempo pela emissora da UFSM, a Rádio Universidade, com comentários do jornalista Ciro Oliveira. Para as mídias sociais, a Coordenadoria de Comunicação fez Live Stream pelo Facebook oficial da UFSM. Na rede social, a publicação recebeu mais de 4,4 mil visualizações, obteve mais de 150 reações, 30 compartilhamentos e mais de 100 comentários.

A reapresentação será nesta segunda (26) às 20h pelo canal 15 da NET e pelos 800 AM. Também poderá ser acompanhado pelos sites da TV Campus e da Rádio Universidade – o melhor resultado é obtido com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer.

Consulta

A consulta à comunidade para escolha de
reitor(a) e vice-reitor(a) ocorre nesta terça (27), nos polos EaD, e nesta quarta (28), nos quatro campi. A apuração tem início às 22h desta quarta (28) no CTG Sentinela da Querência. A previsão da comissão eleitoral é que o resultado seja conhecido na madrugada desta quinta (29). A chapa vencedora deve assumir as suas atividades
em dezembro deste ano.

Mais de 34 mil pessoas estão aptar a votar na consulta.

Texto: Gabrielle
Coradini, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência Notícias