Em defesa das universidades públicas, comunidade acadêmica abraça Planetário da UFSM

Vista aérea do Abraço à UFSM (Foto: Antoninho Pegoraro)

A comunidade acadêmica da UFSM mobilizou-se, hoje (02), ao meio-dia, em um abraço simbólico à Universidade. O ato marcou o engajamento da UFSM no “Dia D”, iniciativa articulada pela Frente Gaúcha em Defesa das Universidades e Institutos Federais e realizada em várias outras IESs do Estado. Agendado para a última sexta-feira (29), o abraço teve que ser transferido, no Campus Sede, em função da chuva. Em Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul, ações semelhantes ocorreram junto aos prédios principais de cada campi.

Programado para o final do mês de setembro, o Dia “D” marca o prazo de esgotamento dos recursos liberados pelo governo federal para as universidades, neste ano de 2017. O ato simbólico, nesse sentido, teve como objetivo chamar a atenção para a situação orçamentária das universidades públicas, bem como defender a importância do ensino superior público e de qualidade.

Comunidade acadêmica se uniu para abraçar o Planetário (Foto: Mirian Quadros)

Para o reitor, professor Paulo Afonso Burmann, o abraço ao Planetário, um dos ícones da UFSM, representa o comprometimento da comunidade com a Universidade e seu futuro. “Foi emocionante ver a participação expressiva da comunidade, aqui e nos demais campi. Essa mobilização denota o sentido de pertencimento e de responsabilidade da comunidade com a Universidade, o entendimento de que a UFSM é um bem público e estratégico para toda a população”, avaliou o reitor.

Com o apoio de parlamentares gaúchos, os reitores das Universidades e Institutos Federais de Ensino Superior reivindicam o repasse integral do orçamento aprovado para 2017, bem como a garantia de recursos para o Orçamento de 2018.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor