Internacionalização: doutoranda do POSCOM desenvolve pesquisa em Moçambique

Uma série de ações estão sendo realizadas em Moçambique por meio do Acordo de Cooperação internacional entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Pedagógica de Moçambique (UP). Sob a coordenação da docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM), professora Rosane Rosa, a doutoranda Vera Martins está colocando em prática as atividades do projeto “Educomunicação intercultural para inclusão social”. Vera, que também é professora do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM (Frederico Westphalen), ainda está na universidade africana para realizar seu doutorado-sanduíche, iniciado em agosto deste ano.

Vera Martins

Desde que chegou ao país, a doutoranda apresentou seu projeto de tese “Um quentinho no peito: descolonização de afetos e a potência política das mulheres mobilizadas em redes no Brasil e em Moçambique” durante as Jornadas Científicas da UP, que têm o objetivo de socializar as pesquisas desenvolvidas na universidade. Também foi uma das palestrantes no seminário “Diversidade e Cidadania: gênero- perspectivas da luta por igualdade de direitos das mulheres”, no qual apresentou um pouco da história dos movimentos de mulheres no Brasil, contextualizando a inserção dos conceitos de feminismo e gênero como estratégia de lutas e reivindicações. Os estudantes da UP também participaram da atividade, com a apresentação de uma peça de teatro sobre a condição das mulheres em Moçambique. O seminário, idealizado pelas professoras Cecília Xavier e Mery António (UP) e pelos intercambistas Aline Gama e Gustavo Molina (USP/SP), foi encerrado com uma roda de conversa sobre a realidade nos dois países. Para Vera, “criar espaços para dialogar sobre a condição das mulheres na sociedade é fundamental, no Brasil e em Moçambique. Embora cada país tenha seus desafios específicos em relação ao tema, ambos tem um longo caminho a percorrer para promover e garantir uma vida justa para suas mulheres,”

A pesquisadora também contribuiu com a “Conferência Internacional Media e Conflitos: o desafio da orientação de uma informação pública promotora do diálogo e da paz em Moçambique”. Ela atuou como mediadora das falas da professora Mara Clemente (Instituto Universitário de Lisboa) sobre o tráfico de seres humanos, e da jornalista Tânia Machonisse (Centro de Estudos Interdisciplinares em Comunicação de Moçambique) a respeito das estratégicas retóricas utilizadas em programas de televisão para promover a paz. Até seu retorno ao Brasil, em junho de 2018, Vera Martins ainda deve desenvolver outras atividades na Universidade Pedagógica de Moçambique.