Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CTISM​ ​realiza​ ​campanha​ ​educativa​ ​sobre​ ​coleta​ ​seletiva



O Colégio Técnico Industrial de Santa Maria iniciou no último mês uma campanha de conscientização ambiental com o objetivo de educar a comunidade do CTISM em relação ao descarte dos resíduos e sensibilizá-la sobre a importância de realizar a separação correta.

A Coleta Seletiva corresponde à separação (triagem) e recolhimento de resíduos segundo a sua constituição ou composição. Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem e o gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou uma instituição) pode e deve fazer a triagem dos resíduos.

No CTISM, a Coleta Seletiva, foi implantada em dezembro de 2015, em parceria com a Complana (Comissão de Planejamento Ambiental da UFSM) e com o auxílio dos professores Éverton Behr, Marilise Krügel e Marta Tochetto. O projeto é coordenado pelas professoras Josiane Pacheco Menezes e Rosamari Piaia.

A campanha começou na fanpage do colégio, na qual foram publicados dois vídeos de aproximadamente 1min30s sobre dois assuntos: a coleta seletiva na universidade e a separação dos resíduos sólidos recicláveis. Além disso, a campanha contou com um reforço presencial, em sala de aula, dos organizadores do projeto no colégio, bem como com a distribuição de móbiles em variados formatos pelos prédios do colégio.

No total, foram 10 móbiles confeccionados em tamanho ampliado buscando assemelhar-se com os objetos descartados ou coletores. Além disso, apresentam frases com dados mundiais em relação ao consumo e desperdício dos recursos naturais. Os vídeos começaram a ser divulgados na fanpage a partir de outubro, mas o processo produtivo de roteirização e ilustração iniciou ainda em agosto. Já os móbiles foram distribuídos entre quatro prédios do CTISM, conforme a circulação de pessoas e envolvimento com a temática.

Foram atingidas cerca de 4 mil pessoas na fanpage da instituição. As funcionárias da Sulclean, responsáveis pela limpeza do colégio e consequentemente pelo recolhimento dos resíduos, já notam as mudanças na separação dos lixos orgânicos e recicláveis.

A campanha, elaborada pelo Núcleo de Comunicação Institucional do CTISM com apoio do Laboratório de Biologia, prevê ainda mais um vídeo sobre o rejeitos e resíduos orgânicos que será divulgado na primeira semana de dezembro.

Com informações do Núcleo de Comunicação Institucional do CTISM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-34278

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes