​Nota Oficial

A Universidade Federal de Santa Maria reitera seu repúdio veemente a toda e qualquer forma, ação ou atividade que caracterize intolerância, seja de que espécie for, especialmente aos covardes e criminosos atos de racismo acontecidos recentemente nas suas dependências.

Reitera, também, que está agindo administrativamente desde o primeiro ato criminoso e continua atuando com os possíveis procedimentos investigativos próprios, bem como o auxílio da autoridade policial para fins de elucidação dos fatos apontados.

A UFSM adotará todas as medidas que se fizerem necessárias, inclusive no âmbito criminal, administrativo e cível, para fins de responsabilização dos envolvidos.

Após todas as tentativas frustradas de uma saída negociada, diante da intransigência total dos ocupantes, viu-se a UFSM compelida a ingressar com uma desocupação judicial. Tal ação busca garantir a segurança dos servidores e estudantes da UFSM, do seu patrimônio, da prestação dos serviços públicos que lhe compete, da defesa da sua imagem e dos princípios de uma universidade pública, gratuita, inclusiva, de qualidade e socialmente referenciada.

Reforçamos nosso compromisso com a discussão e atenção à pauta reivindicada, já publicada em nota anterior.

Santa Maria, 30 de novembro de 2017.

Gabinete do Reitor