​Stefania Barichello recebe grau póstumo de PhD pela Universidade de Londres

Eugenia e Cesar Barichello, pais de Stefania

Mestre pelo curso de Mestrado em Integração Latino-Americana da UFSM e neta do reitor fundador, José Mariano da Rocha Filho, Stefania Mariano da Rocha Barichello recebeu, no início deste mês, o título póstumo de PhD, outorgado pela Escola de Estudos Avançados da Universidade de Londres.

Stefania faleceu no dia 10 de março deste ano, aos 33 anos de idade, em Londres. Graduada em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (Unifra), Stefania fez mestrados na Itália e na Suécia. Ela residia na Inglaterra desde 2012, onde finalizava o doutorado em Direitos Humanos na Universidade de Londres.

A homenagem à Stefania ocorreu no dia 8 de dezembro, na Senate House, onde localiza-se o centro administrativo da Universidade de Londres, e foi presidida pelo vice-reitor da instituição, professor Adrian Smith. Na ocasião, o vice-reitor entregou o título e a veste correspondente ao grau de PhD aos pais da Stefania, Cesar e Eugenia Barichello.

Na mesma solenidade foi criada a Bolsa de Viagem Internacional Stefania Barichello, uma bolsa de estudos que subsidiará jovens pesquisadores na realização de pesquisas no exterior. Nas palavras do professor Roger Kain, diretor da Escola de Altos Estudos, a bolsa foi criada em homenagem à Stefania e em reconhecimento ao seu trabalho.

O professor Kain ainda relembrou o comprometimento da estudante com a causa dos refugiados e a descreveu com uma jovem pesquisadora entusiasmada, dedicada e ambiciosa. “O trabalho acadêmico da Stefania Barichello é da mais alta qualidade e faz uma contribuição distinta e significativa para o campo do Direito Internacional dos Refugiados. Seu enfoque na proteção regional de refugiados no Brasil oferece perspectivas cruciais para estudiosos, profissionais e formuladores de políticas globais”, afirmou Kain.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Foto: Arquivo pessoal