​UFSM conquista melhorias na conexão de internet

Nas próximas semanas, os estudantes e servidores do Campus Sede devem perceber uma considerável melhoria na conexão e na velocidade da internet. Atualmente, a Universidade Federal de Santa Maria opera com link de internet com velocidade de conexão de 1 Gb/s e, no prazo de três semanas, este irá dobrar para 2 Gb/s.

A confirmação foi recebida na terça-feira (24) pelo reitor, Paulo Afonso Burmann, em reunião ocorrida em Brasília junto ao presidente da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões. O reitor destacou o impacto dessa conquista para a UFSM, afirmando que o aumento na velocidade de conexão representa um ganho para todos os setores da instituição, em especial para as atividades de pesquisa.

Outro ponto importante é o convênio com a RNP, organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O convênio estabeleceu a UFSM como um Ponto de Agregação do Programa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), o qual vem implantando em Santa Maria uma rede de alta velocidade de internet entre instituições participantes. O programa prevê a formação de consórcios entre organizações federais, estaduais e municipais, visando à implantação e manutenção de uma infraestrutura de fibra óptica própria, que viabilizará a interconexão entre as diferentes instituições.

“Trata-se do fruto de um trabalho que vem se desenvolvendo desde 2012, quando a professora Nilza Zampieri iniciou as tratativas com a RNP. Nossa gestão vem se esforçando para intensificar parcerias no sentido de proporcionar melhorias no tráfego de dados dentro da instituição”, comemora Burmann.

Na ocasião, o presidente da RNP anunciou a conclusão, no prazo de seis meses, do projeto da Redecomep em Santa Maria. Além disso, ele garantiu também a realização de uma parceria da instituição com a Eletrosul até o final de 2019, que possibilitará à Redecomep de Santa Maria operar com um link de 100 GB. Esse crescimento deverá reverter para a UFSM um novo ganho na qualidade de conexão à internet, além de um avanço considerável para outras instituições públicas de ensino e para o Exército.

Assessoria de Comunicação Gabinete do Reitor