​Exposição dos 50 anos da Rádio Universidade acontece na próxima semana

No dia 27 de maio, a Rádio Universidade 800 AM estará completando seus 50 anos de programação voltada à comunidade regional e à divulgação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para retratar toda a trajetória da Rádio, na segunda-feira (21), às 11h, no hall do prédio da Reitoria, será realizada a abertura da Exposição 50 anos da Rádio Universidade 800 AM.

A exposição exibirá documentos, reportagens em jornais, arquivos sonoros, fotografias, todas as reproduções do acervo da Rádio recolhido ao arquivo histórico da UFSM, custodiado pelo Departamento de Arquivo Geral (DAG).

Segundo Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista do DAG, a exposição dos 50 anos da rádio teve grande contribuição do projeto “Preservação e Difusão de Memória Sonora no Acervo da Rádio Universidade da UFSM”. Iniciado em 2012 e finalizado no ano passado, o projeto proporcionou o acesso ao acervo sonoro da Rádio Universidade por meio de tratamento técnico arquivístico de 704 fitas magnéticas de rolo e 6.854 discos de vinil. “Para as comemorações dos 50 anos a diretora da Coordenadoria de Comunicação Social, Carine Prevedello, constituiu uma comissão, no final no ano passado, incluindo nela os primeiros servidores e diretores da Rádio, os quais trouxeram seus arquivos pessoais para o preenchimento da linha de tempo, com os fatos marcantes de sua trajetória”, explica.

Para Rejane da Silva Miranda, diretora da Rádio Universidade, o resgate desses arquivos precisavam de um tratamento e de um olhar profissional. “Essa parceria que nós fizemos com o Departamento de Arquivo Geral é algo que nos orgulha muito”, afirma, elogiando o trabalho realizado, que soube identificar os personagens da história da Rádio com maestria para compor a exposição.

A abertura da exposição terá transmissão pela Rádio Universidade AM e UniFM, com o jornalista Cândido Otto da Luz. O mestre de cerimônia será Roberto Montagner e o técnico, Gilberto Soares.

A Exposição dos 50 anos da Rádio ficará no hall do prédio da Reitoria até o dia 25 de maio. No dia 26, a exposição estará no jantar comemorativo na Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm). Após, ela seguirá para alguns pontos da cidade, como os shoppings.

Texto: Luana Giazzon, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti