Material radioativo no Centro de Convenções?

Vídeo teaser foi publicado na conta da UFSM no Instagram

Uma ação de marketing promovida nos perfis oficiais da UFSM no Instagram chamou a atenção dos usuários da rede social no último fim de semana. A ação foi promovida pela comissão de divulgação do Seminário Internacional América do Sul na Era Nuclear: riscos, desafios e perspectivas, que ocorre nos dias 20 e 21 de agosto, no campus sede da UFSM, e cujo lançamento oficial foi realizado na última segunda-feira (16).

Uma série de pequenos vídeos com estética amadora foi publicado a partir das 17h30 da sexta-feira (13), nos stories do perfil da UFSM no Instagram. Gravadas com o celular pelo estudante de Produção Editorial José Antônio Buere, as imagens mostravam uma movimentação suspeita nos fundos do Centro de Convenções. Três pessoas vestindo pesados trajes de proteção contra radiação movimentavam, para o interior do auditório, toneis com símbolos radioativos.

Os vídeos despertaram a curiosidade dos seguidores do perfil. O primeiro storie atingiu cerca de 9500 visualizações, alcançou 6.518 perfis e agregou pouco mais de 300 novos seguidores nas 24h em que os stories ficaram no ar. Em paralelo, outros perfis da Universidade também realizaram ações para mobilizar a audiência para os vídeos no Instagram e no Facebook, como o do campus da UFSM em Frederico Westphalen, do Centro de Tecnologia, no Centro de Ciências Naturais e Exatas, da Revista Arco e da UniFM.

A solução do “mistério” veio um dia depois, no fim da tarde de sábado (14), quando uma nova série de stories apresentou o Seminário. A resolução se dá com a participação da cientista-artista Irina Chernobyl, personagem criada pela artista transmídia Camila Vermelho como parte de uma pesquisa artístico-acadêmica. A personagem participará da divulgação do evento, trabalhando aspectos da energia nuclear.

O relações públicas da UFSM Wellington Gonçalves, idealizador da ação, explica que a produção do vídeo teaser com características de marketing viral buscou aguçar a curiosidade e manter a audiência, ajudando a levar a mensagem adiante. “Por ter sido postado nos stories do perfil da UFSM no Instagram, o ‘teaser viral’ despertou a curiosidade devido à sua estética adversa às postagens que normalmente são de cunho institucional. A ideia era parecer que um aluno havia conseguido a senha e postado por conta aquela situação inusitada”, conta.

Confira o vídeo do teaser aqui e a sequencia que chama para o evento aqui.

Sobre o Seminário

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a organização Pugwash Conferences on Science and World Affairs promovem, nos dias 20 e 21 de agosto, o Seminário Internacional América do Sul na Era Nuclear: Riscos, Desafios e Perspectivas. O evento reunirá autoridades, diplomatas, pesquisadores e representantes de grandes organizações internacionais relacionadas à temática. O seminário será realizado no Centro de Convenções da UFSM, em Santa Maria, e será aberto a toda a comunidade interessada, sem necessidade de inscrição prévia. Estudantes e pesquisadores da área podem submeter trabalhos na Mostra Acadêmica que ocorrerá em paralelo.

Sabia mais

– UFSM vai sediar seminário internacional sobre energia nuclear em agosto

– Site do evento

Formulário de inscrição para ouvintes