Revista Arco comemora 5 anos de jornalismo científico e cultural

A revista Arco, publicação de jornalismo científico e cultural da UFSM, completa cinco anos em 2018. As comemorações iniciam nesta sexta-feira (10), às 15h, no Salão Imembuí, no segundo andar da Reitoria. Na oportunidade, os convidados assistirão ao lançamento do vídeo institucional da Arco e receberão, em primeira mão, a 9ª edição impressa da revista, cujo lançamento oficial à comunidade acadêmica acontecerá no domingo (12).

A intenção do evento desta sexta é reforçar o vínculo com todos que colaboraram e colaboram para a existência da Arco desde sua criação, reafirmando a importância do projeto. Além do pré-lançamento da 9ª edição impressa e do lançamento do vídeo institucional, estão previstas outras atividades para a abertura das comemorações dos cinco anos da revista, como a divulgação da filosofia institucional da revista, distribuição de blocos de anotações comemorativos e confraternização com coffee-break.

Mês de comemorações da Revista Arco

As atividades alusivas ao aniversário da Revista Arco seguem durante todo o mês de agosto e incluem programações em todos os centros de ensino da Universidade.

Lançamento da 9ª edição da revista Arco impressa

A nova edição impressa será lançada oficialmente no dia 12 de agosto, com distribuição de exemplares no Viva o Campus, a partir das 15h. Nos dias seguintes, até 29 de agosto, a equipe da Arco distribuirá revistas no hall da Reitoria e em cada um dos centros de ensino da Universidade, incluindo o Colégio Politécnico, o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) e o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).

A 9ª edição da Revista Arco traz um dossiê sobre Saúde Mental. O tema, apresentado em três reportagens, discute a situação de alunos e servidores da UFSM que são desafiados diariamente por dificuldades e cobranças que, muitas vezes, vão além das salas de aula e dos ambientes de trabalho. Além disso, entre outras matérias da publicação, destaca-se a editoria Diário de Campo, que trata da sexualidade vivida na terceira idade; e as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) como alternativas para uma alimentação mais saudável. A partir do dia 13 de agosto, 9ª edição poderá ser acessada também no site da Arco.

Lançamento do Tá na Arco

Do papel e das plataformas digitais para a rádio: a revista Arco lança nesta segunda-feira (13), o “Tá na Arco”, um programa radiofônico pensado para difundir os conteúdos produzidos às comunidades acadêmica e santa-mariense em geral. Veiculados diariamente nos intervalos da programação da Rádio UniFM 107.9, os informativos visam reafirmar o objetivo da revista: fazer jornalismo científico e cultural de um jeito que todo mundo entende.

Palestras

Para ressaltar a relevância dos cinco anos da revista Arco, serão promovidas palestras abertas a toda comunidade acadêmica na quinta-feira (30). A intenção é oferecer um panorama geral sobre o mercado de jornalismo científico e explorar o mercado da produção gráfica. Para tanto, Ana Beatriz Magno, jornalista do Jornal O Dia, criadora e integrante da equipe da Revista Darcy – revista de jornalismo científico e cultural da Universidade de Brasília (UnB) que inspirou a criação da Arco; e Guilherme Falcão, produtor cultural, designer gráfico e diretor de arte do Nexo Jornal, foram convidados como palestrantes. O evento acontece no auditório do Colégio Politécnico, às 14h.

Meia década de história

Nestes cinco anos de existência da Arco, foram impressas nove edições, com 12 mil exemplares distribuídos, três reformulações do site, cerca de 500 matérias produzidas, mais de 60 alunos envolvidos, três mudanças de espaço físico e mais de 8 mil seguidores nas redes sociais. Os números representam a grandiosidade do projeto, lançado oficialmente em 22 de julho de 2013.

A Revista Arco foi pensada para divulgar as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas na UFSM com linguagem acessível ao público. A iniciativa de fazer jornalismo científico e cultural de um jeito que todo mundo entende foi da então coordenadora do curso de Jornalismo, Viviane Borelli, e da equipe da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM, formada por Elisângela Mortari, Lucas Durr Missau e Luciane Treulieb – editora-chefe da Revista desde então. O projeto gráfico foi desenvolvido pela Projetar, empresa júnior do curso de Desenho Industrial.

Hoje, acadêmicas de Jornalismo e de Desenho Industrial produzem conteúdos semanalmente para as plataformas digitais, seguindo as editorias de Ciência, Cultura, Educação e Extenda – antes, Sociedade. Para as edições impressas da Revista, o grupo elabora reportagens e ilustrações para o tema principal da edição – reunidos no dossiê -, para as editorias fixas – como Nossas Invenções, Diário de Campo e Recordações – e para as editorias livres. As fotografias são feitas por Rafael Happke, servidor público e estudante de Jornalismo na UFSM. O planejamento de comunicação e a divulgação do conteúdo produzido fica a cargo da equipe de Relações Públicas, também formada por alunas, e coordenada por Carla Costa.

LINHA DO TEMPO DA REVISTA ARCO

Linha do tempo com a história da revista Arco