Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CQVS oferece projetos e ações para servidores da UFSM



A Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor (CQVS) da UFSM, vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), é responsável por oferecer programas e benefícios de atenção à saúde e bem-estar físico, social e mental, e também segurança no trabalho e saúde ocupacional aos servidores da Universidade. Isso se dá por meio da realização de projetos que buscam uma melhor qualidade de vida dos trabalhadores.

Confira os projetos:

Projeto Cia do Movimento

O Projeto trabalha na prevenção de doenças ocupacionais, oferecendo melhorias nas condições fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios físicos laborais executados no ambiente de trabalho dos servidores da UFSM como forma de educar a postura através da consciência corporal. Os exercícios têm função de aliviar o estresse, diminuir o sedentarismo, aumentar a disposição para o trabalho, promover a saúde e uma maior consciência corporal, aumentar a integração social, melhorar o desempenho profissional, diminuir as tensões acumuladas no trabalho, prevenir lesões e doenças causadas por traumas cumulativos e exercícios repetitivos. De acordo com a CQVS, é necessário que o servidor se informe na sua unidade de trabalho, pois as atividades ocorrem em cada centro cerca de 15 minutos antes o início da jornada.

Mais informações pelo do telefone (55) 3220-8134 ou pelo e-mail: cqvs@ufsm.br

Projeto Promoção de Saúde Bucal dos Servidores

O projeto atua na prevenção, promoção à saúde bucal e intervenção curativa com procedimentos de atenção básica e alguns eletivos, como tratamentos endodônticos e bucomaxilofacial. As consultas para receber o atendimento só podem ser marcadas via e-mail e, para agendá-las, o servidor deve enviar um e-mail para agendaodontocqvs@ufsm.br, informando no título da mensagem o número do Siape, o nome do paciente (servidor), telefone celular e ramal do setor onde trabalha na UFSM. Após solicitada, a consulta acontecerá em um prazo de 40 a 60 dias.

Mais informações pelo telefone: (55) 3220-8291.

Projeto Espaço Alternativo

O projeto que acontece há 15 anos, é direcionado aos servidores que permanecem no setor de trabalho no intervalo dos turnos e tem o objetivo de contribuir para a melhoria do bem-estar físico, mental e social dos servidores. As atividades acontecem diariamente, entre as 12h e as 14h, no Espaço Alternativo da Unidade de Atenção à Saúde Ocupacional do Servidor da UFSM (prédio 48C, ao lado da Coperves), com a realização de atividades diversas, que envolvem oficinas, minicursos, atividades físicas, atividades grupais, exposições, mostras, formação de clubes, viagens e debates. Atualmente são desenvolvidas as seguintes oficinas: yoga, dança de salão, meditação, alongamento e relaxamento, pilates, canto, coral, fotografia, jardinagem e nutrição. São disponibilizadas 20 vagas por oficina e, segundo a assistente social do Projeto, Cassiana Marques, não é necessária inscrição prévia para as atividades, mas orienta que o servidor chegue 10 minutos antes para garantia da vaga.

Mais informações pelos telefones: (55) 3220-8826.

Projeto De Corpo e Alma

O projeto em parceria com o Núcleo de Estudos em Medidas e Avaliação da Educação Física (NEMAEFS) do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), promove a melhoria na qualidade de vida e amplia as relações sociais dos servidores ativos e aposentados da UFSM, por meio da prática de exercícios físicos. Neste semestre estão sendo ofertadas quatro modalidades: hidroginástica, natação, treino funcional e dança. As aulas iniciam no dia 13 de agosto e já está com a nova turma fechada. De acordo com a assistente social do Projeto, Denise Ribeiro, para participar é necessário que o servidor apresente o atestado de aptidão física que pode ser obtido no próprio CQVS, por meio de um exame com o médico de trabalho do centro. Além disso, o projeto realiza um controle com frequência e em caso de faltas em duas semanas consecutivas não justificadas, o servidor perderá sua vaga. As aulas acontecem de segunda a sexta nos seguintes horários:

Segunda: Dança (12h às 13h) e Treino Funcional (17h às 18h) – Sala dos espelhos (ginásio 02 – CEFD).

Terça: Dança (17h às 18h); Treino Funcional (17h30 às 18h30) – Sala dos espelhos (ginásio 02 – CEFD) e Hidroginástica (17h30 às 18h30 – Piscina CEFD).

Quarta: Dança (12h às 13h – Sala dos espelhos – CEFD); Hidroginástica (12h30 às 18h30 – Piscina CEFD); Natação (12h30 às 18h30 – Piscina CEFD); Treino Funcional (17h às 18h – Sala dos espelhos – CEFD).

Quinta: Dança (17h às 18h – Sala dos espelhos – CEFD); Treino Funcional (17h30 às 18h30 – Sala do espaço alternativo – Prédio 48C); Hidroginástica (17h30 às 18h30 – Piscina CEFD).

Sexta: Hidroginástica (12h30 às 13h30 – Piscina CEFD) e Natação (12h30 às 13h30 – Piscina CEFD).

Mais informações através do telefone (55) 3220-8826 ou e-mail: servicosocialcqvs@ufsm.br

Além disso, a Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor da UFSM conta com o Serviço Psicossocial, que não oferece uma terapia clínica, mas que auxilia no acompanhamento, encaminhamento e orientação de servidores (docentes e técnico-administrativos) no âmbito da Psicologia Organizacional e do Trabalho, e conta com a atuação de três psicólogos. Para solicitar uma consulta, o servidor deve ligar para o telefone: (55) 3220-8134 e agendar um horário.

A coordenadoria oferece também o Serviço de Emergência Universitário (SEU), que atua em casos de emergência e urgência dentro do Campus com uma ambulância e uma equipe formada por um médico, um enfermeiro e um técnico em enfermagem. O serviço pode ser acionado pelo telefone (55) 99197-4769.

Há ainda os serviços do Núcleo de Segurança do Trabalho, que atua através de programas e orientações, como Programa de Prevenções a Riscos Ambientais; Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho, Perfil Profissiográfico Previdenciário; Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional; Equipamento de Proteção Individual. Mais informações no telefone (55) 3220-2497.

A coordenadora da CQVS, Diana Sampaio, ressalta a importância das atividades realizadas na promoção da saúde do servidor, pois segundo ela “todo o trabalho desenvolvido com a prática dos projetos é o resultado das ações da PROGEP e da CQVS através das palestras e cursos oferecidos aos servidores, mas infelizmente nem todos sabem da existência desses projetos e serviços que são destinados somente a eles.”

A Coordenadoria funciona no prédio 48C (ao lado da Coperves). O telefone é o (55) 3220-9677 e o e-mail cqvs@ufsm.br.

Texto: Pablo Iglesias, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: João Ricardo Gazzaneo

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-43781

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes