Conheça as oficinas destinadas ao bem-estar dos estudantes da UFSM

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) é o órgão administrativo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que planeja, orienta e, junto com os acadêmicos, interage nas atividades universitárias que englobam o campo cultural, social e assistencial da Política Estudantil da Universidade.

Dessa forma, as ações desenvolvidas pela PRAE, juntamente com o Setor de Atendimento Integral ao Estudante (SATIE), promovem um espaço de vivência de expressões artísticas, culturais e esportivas para a população universitária com o objetivo principal de garantir o acesso e a permanência dos estudantes na UFSM, por meio da inclusão social, formação, produção de conhecimento, melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida dos discentes.

As oficinas, que são ministradas por bolsistas da pró-reitoria, iniciaram segunda-feira (13) e proporcionam a criação de um tempo e um espaço destinado a atividades que possam contribuir para o bem-estar dos estudantes.

Confira as oficinas:

Oficina de Ritmos

Oferece a prática de exercícios aeróbicos e danças, promovendo o condicionamento físico e bem-estar de quem participa.

As turmas acontecem nas segundas às 17h e sextas às 16h30 no SATIE, 2º andar da União Universitária.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo fone 3220-9535 ou na recepção do SATIE. As vagas são limitadas e as inscrições estarão abertas até o preenchimento total.

Oficina de Corrida

Ocorre na pista de atletismo do bosque nas segundas e nas quintas às 8h e terças e quintas às 18h, no Centro de Eventos.

A PRAE comunica que há vagas para as duas turmas e as inscrições podem ser realizadas pelo fone 3220-9535 ou na recepção do SATIE. A vaga só será garantida com o comparecimento do estudante na oficina e realização da anamnese (exame médico).

Oficina de Autocuidado

Oferece aos estudantes uma oportunidade de desenvolvimento da autoestima e agregar conhecimentos sobre saúde e bem-estar em geral, promovendo práticas de automaquiagem e cuidados com a pele que podem ser reproduzidas no dia-a-dia.

A oficina acontece toda a quinta-feira às 18h no 2º andar da União Universitária e é livre para a participação de interessados.

Café e Ponto

Roda de conversa que aborda temas e questões sociais que merecem destaques no âmbito universitário.

Acontece toda a quarta-feira a partir das 18h no hall da União da Universitária (em frente ao RU) e o acesso é livre para participação dos interessados.

Além da promoção de oficinas, o SATIE atua no acolhimento do estudante e busca intervir em situações individuais e coletivas que influenciam no desempenho acadêmico do aluno, na sua permanência na universidade e na sua qualidade de vida.

Para a pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis da UFSM, Angélica Iensen, “essas oficinas são ações da PRAE de promoção à saúde mental dos acadêmicos”.

Mais informações sobre as oficinas podem ser encontradas no site da PRAE ou no Facebook.

Localização: Prédio da União Universitária (2º andar), Campus Sede da UFSM.

E-mail: satieprae@ufsm.br