Encontro vai abordar o manejo e conservação do solo a partir da interferência humana

Na próxima quarta-feira (22), ocorre um encontro voltado para profissionais e estudantes que atuam diretamente com a terra, o que inclui agricultores e alunos da área de ciências rurais. O evento intitula-se A Vida do Solo: Manejo e Conservação a partir da Interferência Humana. Marcado para as 9h, no Auditório Flávio Miguel Schneider, o encontro é promovido em uma parceria entre o Programa Socioambiental Multicentros, Departamento de Solos, Museu de Solos do Rio Grande do Sul e Programa de Educação Tutorial (PET) da Agronomia.

A programação inclui uma palestra sobre “O solo no contexto social”, à qual se seguem oficinas que vão abordar temas como manejo e conservação de solo e água, sistemas agroflorestais, cobertura de solo em cultivos permanentes, diagnose e manejo de nematoides. Essas atividades serão ministradas pelos professores Ricardo Dalmolin, Jean Minella, Dalvan Reinert e Fabrício Pedron, e também pelo doutorando Micael Mallmann e pelo engenheiro agrônomo Cristiano Bellé. O encerramento ficará por conta do agricultor e engenheiro agrônomo João Volkmann, pioneiro da agricultura orgânica no Brasil e proprietário da Fazenda Capão Alto das Criúvas, localizada em Sentinela do Sul (RS). Sua palestra tem como título “Agricultura biodinâmica – a cura da terra”.

O evento conta com o apoio da Unidade de Apoio Pedagógico do Centro de Ciências Rurais, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), Feira Ana Primavesi, Colégio Politécnico, Polifeira do Agricultor e Projeto Esperança/Cooesperança. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. A atividade também conta com incentivo da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, atendendo aos objetivos da Política de Sustentabilidade da Instituição, através dos eixos 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável) e 15 (Vida sobre a Terra).