Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Energia Nuclear é tema de Seminário Internacional na UFSM



Autoridades, diplomatas, pesquisadores e representantes de grandes organizações nacionais e internacionais estarão reunidos em Santa Maria, na próxima semana, para debater os usos da energia nuclear na América do Sul. Eles participam do Seminário Internacional América do Sul na Era Nuclear: Riscos, Desafios e Perspectivas, promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a organização Pugwash Conferences on Science and World Affairs. O evento acontece nos dias 20 e 21 de agosto, no Centro de Convenções da Universidade, no campus de Camobi.

O Seminário tem como principal objetivo promover um amplo debate em torno dos usos da energia nuclear, enfatizando duas perspectivas principais: o posicionamento da região diante dos riscos da proliferação de armas nucleares em todo o mundo, e o potencial de uso da energia nuclear como fonte de energia alternativa para os países da América do Sul. “Este é um evento singular. Talvez seja a primeira vez que tantos especialista dos países do  Conesul estejam reunidos em um mesmo lugar e, além disso, que possam debater com professores especialistas neste tema, de uma forma aberta, ampla e competente. O que destaca a importância da UFSM de trazer um tema tão importante para cá, no coração de uma região que foi uma das pioneiras em se estabelecer como uma área livre de armas nucleares e que agora se coloca como ponto chave de discussão para o futuro dos usos dessa energia”, destaca o coordenador geral do evento, professor Júlio Cesar Cossio Rodriguez, do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSM.

Programação – O evento inicia na manhã de segunda-feira (20), com o credenciamento, a partir das 8h, e a abertura oficial, às 9h, com a presença do reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann; do embaixador brasileiro e presidente da Pugwash Internacional Sérgio de Queiroz Duarte; do reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), professor Marco Antonio Fontoura Hansen; do Contra-Almirante Noriaki Wada, representante do Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; da Oficial de Planejamento e Avaliação da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC), Sonia Fernández Moreno; do representante da Brasil Soka Gakkai Internacional, professor José Neri Gottfried Paniz; e do coordenador geral do evento, professor Júlio Cesar Cossio Rodriguez.

A primeira mesa de debates inicia às 9h30, abordando questões como as medidas nacionais e regionais para a segurança de instalações nucleares existentes, os riscos decorrentes do terrorismo sectário, a cooperação regional e sub-regional para os usos pacíficos da energia nuclear e o tratamento e eliminação de resíduos radioativos. Às 14h, a segunda mesa debaterá temas como a importância dos esforços multilaterais, regionais e bilaterais para evitar a proliferação de armas nucleares e eliminar os arsenais existentes e a revitalização dos órgãos e instrumentos multilaterais à disposição da comunidade internacional. Já a mesa das 16h30 terá como foco a contribuição dos organismos regionais e sub-regionais para assegurar a não existência de armas de destruição em massa e para o fortalecimento da confiança, e as consequências globais e regionais de detonações nucleares.

Na terça-feira (21), as atividades serão retomadas com discussões acerca do papel das organizações da sociedade civil e contribuição das instituições acadêmicas e científicas, e sobre o futuro da normatização internacional sobre armas de destruição em massa. A programação será encerrada às 11h, com a palestra “Panorama global dos esforços de desarmamento e não proliferação de armas nucleares”, a ser ministrada pelo Embaixador da Argentina na Áustria, Rafael Grossi.

Mostra Acadêmica – Em paralelo ao Seminário, ocorrerá também uma Mostra Acadêmica, com exposição de pôsteres. A mostra contará com 22 trabalhos desenvolvidos por estudantes e pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras.

Os conteúdos dos trabalhos dividem-se em três grandes eixos temáticos: Energia nuclear: desafios ao uso da energia nuclear como fonte de energia na América do Sul e no Brasil, competitividade entre energia nuclear e outras fontes de energia alternativas (solar, eólica, etc.); Relações internacionais, segurança e defesa: desafios e perspectivas quanto à manutenção da América do Sul como área livre de armas nucleares, regulações internacionais e suas implicações aos países da América do Sul; e outras áreas do conhecimento, desde que relacionadas ao tema central do seminário.

O Seminário Internacional América do Sul na Era Nuclear: Riscos, Desafios e Perspectivas é gratuito e aberto a todos os interessados. Serão emitidos certificados de participação para aqueles que efetuaram inscrição prévia. Durante o evento, haverá transmissão ao vivo das palestras, pelo site da UFSM (http://farol.ufsm.br/). Além disso, os canais de comunicação institucionais da Universidade irão fazer uma ampla cobertura das atividades do seminário.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-44047

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes