Curso de análise discursiva no cinema será ministrado em setembro em Silveira Martins

Com o objetivo de refletir sobre a análise discursiva no cinema, acontece no dia 10 de setembro, no Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão UFSM Silveira Martins, o Curso Livre Análise Fílmica: Uma Perspectiva Discursiva. O curso será ministrado nos turnos da manhã e tarde – no horário das 9h às 18h – pelo professor Luiz Carlos Martins de Souza, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Graduado e mestre em Letras pela Ufam, com doutorado em linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ele é documentarista e roteirista, tendo produzido curtas-metragens. O professor desenvolve ainda trabalhos sobre estudos dos processos de significação, ensino do português como primeira e segunda língua, identidade amazônica, produção textual e estudos sobre as relações entre linguagem verbal, audiovisual, psicanálise e ideologia (em roteiros de cinema, filmes, documentários, vídeos e educação a distância).

Durante o curso, serão abordados os seguintes tópicos:

– A abordagem discursiva de análise audiovisual;

– A análise da representação e discursividades;

– A análise das estruturas narrativas audiovisuais e discursividades;

– A análise da comunicação e discursividades;

– As instâncias de constituição dos sentidos na formulação audiovisual.

O curso é promovido pelo Laboratório Corpus, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras e o Centro de Documentação e Memória. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail labcorpus1@gmail.com. Mais informações podem ser obtidas na página do laboratório no Facebook ou pelo telefone (55) 3220-8956.