Atletas da UFSM Futsal partem para defender equipe da Itália

Foto colorida em formato quadrado mostrando os dois atletas
Gê e Jonatan

Não são apenas os resultados de quadra que indicam o sucesso de um projeto esportivo. Envolvido em um grande contexto acadêmico, a UFSM Futsal atua em várias frentes, abrindo portas para estudantes que põem em prática o que aprendem na Universidade e podem entrar no mercado de trabalho com experiência em um contexto esportivo. Para os atletas não é diferente. Além de oportunizar a participação em campeonatos estaduais e universitários, a UFSM forma e ajuda na evolução de atletas da cidade e da região, alguns deles com o sonho de seguir carreira no esporte. São os casos de Jonatan Machado e Geovane Borges, que acabam de se transferir para a Itália.

O responsável por esta ponte para a Europa, Cristiano Goulart, treinou em 2017 com o elenco da Federal, mas não chegou a ser inscrito pela equipe por causa da janela de transferências. Cristiano, além de atleta, atua como treinador do Nova Pro Nissa, equipe da cidade de Caltanisseta. Este ano, ele recebeu permissão para trazer novos jogadores do Brasil para reforçar o elenco e os dois atletas universitários foram escolhidos. O entrosamento dos dois, aliado aos resultados da equipe sub-20 no Estadual chamaram a atenção.

Os dois têm várias coisas em comum. Ambos passaram a juventude se dedicando ao esporte, treinando em equipes de categorias de base. Jonatan foi aluno e atleta do Novo Horizonte e da AAR. Já Geovane, o Gê, passou por América/Santa’Anna e equipes de Santa Catarina, antes de chegar ao sub-20 da Federal. Além de ter uma vida dedicada ao esporte, ambos tinham o sonho de jogar na Europa e atuaram juntos em 2017, em uma parceria que levou a UFSM, em seu ano de estreia, às quartas de final do Estadual Sub-20.

Jonatan, fixo de 21 anos, além de jogar na equipe sub-20 em 2017, defendeu a equipe na Série Bronze nos últimos três anos, sendo uma das referências do elenco e assumindo em 2018 também um papel de artilheiro. Como aluno do curso de Educação Física da Universidade, buscou se aperfeiçoar não só dentro de quadra, mas também fora dela. Foi um dos bolsistas do Pibid, atuando no ensino de futsal na Escola Érico Veríssimo, e este ano se tornou auxiliar técnico de Marcos Cairrão na equipe sub-20 da UFSM, aplicando os conhecimentos adquiridos nos últimos anos nos treinamentos e nas disciplinas voltadas ao futsal.

Gê, com 20 anos de idade, estava começando a trilhar este caminho, pois entrou este ano no curso de Educação Física da Fames. Dentro de quadra, tem versatilidade para jogar tanto como pivô, como na ala. Além disso, é artilheiro nato e foi peça-chave na equipe sub-20, dona da melhor campanha da primeira fase do Estadual 2018. Em 2017, ele marcou 14 gols em 17 jogos e, este ano, superou a marca de um gol por jogo (fez 11 gols em oito partidas).

Em entrevista para a página do Lacem, Jonatan afirmou que “já estava há algum tempo esperando uma oportunidade dessas, importante tanto profissionalmente, como pessoalmente”. Ele destacou também a oportunidade de ver e vivenciar como o esporte se desenvolve lá na Europa, tratando sua ida para lá como uma espécie de intercâmbio de experiências. Gê destaca a oportunidade de alavancar a carreira de atleta. “A expectativa está muito grande. Sempre tive o sonho de jogar na Europa, com certeza é a maior chance da minha carreira e vou dar o meu melhor”, afirma o ala/pivô.

Para o coordenador geral do projeto, professor Antonio Guilherme Schmitz Filho, “por si só (a transferência dos dois atletas), já valeu a pena ter criado, desenvolvido e se envolvido com o projeto”. Ele também destaca que, do ponto de vista das perspectivas acadêmicas e de tudo que é feito pelo grupo de integrantes do projeto, este é um grande acontecimento. “Além de dar uma visibilidade e um significado para além dos muros da Universidade, é um passo importante no caminho de abrir novas oportunidades para os todos os integrantes”, conclui o professor.

Texto: Saul Pranke, da Assessoria de Imprensa da UFSM Futsal