Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Começa nesta quarta-feira a 13ª edição do Simpósio de Arte Contemporânea



“Arte e sustentabilidade” é o tema da 13ª edição do Simpósio de Arte Contemporânea. Promovido pelo Mestrado em Artes Visuais (PPGArt), o evento começa nesta quarta (29) e segue até a próxima sexta-feira (31) no Teatro Caixa Preta, que se localiza junto ao Centro de Artes e Letras (CAL) – prédio 40 do campus sede. Na programação, destacam-se três atividades paralelas: o 5º Festival de Arte, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Factors 5.0), a Exposição Mestres PPGArt 2018 e o Workshop Processos Artificiais com Matéria Semi-Viva.

Tendo como tema a (bio)arte, o Factors 5.0 reúne oito artistas do Brasil, Argentina e México, que trabalham com arte, ciência e tecnologia. Os visitantes poderão encontrar obras que tratam a questão da sustentabilidade de diversas maneiras através de fotografias, vídeos e instalações. Com entrada gratuita, o festival acontece na Sala Cláudio Carriconde (no prédio 40), de quarta (29) até o meio-dia de sexta-feira (31). Haverá ainda uma seção fulldome no Planetário da UFSM nesta quarta, a partir das 17h. O Factors é realizado pelo Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais (Labart) com apoio do PPGArt.

A partir desta quarta (29), a comunidade universitária poderá visitar a Exposição Mestres PPGArt 2018 no Planetário da UFSM. A mostra é constituída pela produção artística dos oito mestres formados neste ano em poéticas visuais pelo Mestrado em Artes Visuais: Bárbara Pereira, Camila Zappe, Calixto Bento, Gilvani Bortoluzzi, Kalinka Mallmann, Mateus Scota, Raul Dotto e Walesca Timmen. São fotos, vídeos e instalações que apresentam o trabalho desenvolvido por eles em três linhas de pesquisa: Arte e Cultura, Arte e Tecnologia e Arte e Visualidade. Com entrada gratuita, a exposição vai até sexta-feira (31), ao meio-dia, em uma promoção do PPGArt e realização do Labart.

Na sexta (31), acontece o Workshop Processos Artificiais com Matéria Semi-Viva//Comportamento//Limite, com o artista Federico Hemmer, do México. Ele vai abordar conceitos e apresentar o processo artístico e alquímico de sua obra Fil.Temp//Resonante Semi-Vivo, exposta no Factors 5.0. O workshop é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão junto com o Labart. Os interessados em participar devem mandar e-mail para labart.ufsm@gmail.com. As vagas são limitadas.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-44257

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes