Ctism realizou oficina alusiva ao “Agosto indígena” na semana passada

Foto em cores mostra atividade realizada sobre um mapa do RS desenhado no hall do Ctism
Atividade contou com a presença de estudante indígena

A oficina “Agosto indígena” foi realizada no Ctism na semana passada. A atividade teve início no dia 20, quando foi representado, no hall do prédio central, o território do Rio Grande do Sul contendo a localização dos grupos étnicos que agregaram os povos originário Gês, Guaranis e Pampeanos, antes da conquista europeia. A culminância aconteceu no dia 23, quando, sobre a mesma representação geográfica, foi destacado o processo histórico de transformação cultural do espaço gaúcho, do qual resultou a imposição de elementos culturais não indígenas sobre as referências originárias.

A oficina teve por objetivo principal oferecer elementos que permitam a reflexão sobre a importância da produção técnica dos grupos indígenas do Rio Grande do Sul, especialmente no que tange à composição identitária grupal e individual. A atividade foi desenvolvida pela disciplina “Aspectos Gerais da Cultura Indígena, Africana e Afro-Brasileira”, coordenada pela professora Roselene Pommer, e contou com as explanações de acadêmicos do curso de História da UFSM, entre eles o indígena Joceli Sales, da etnia Kaingang.

A avaliação dos participantes, estudantes dos cursos de Eletrônica Industrial e de Redes de Computadores, foi positiva, considerando que além de se conhecer a história, é preciso passar o aprendizado adiante para que o futuro seja de mais consciência e respeito.