Aliança Francesa convida alunos de doutorado para o evento Les Doctoriales

Promovido pela Aliança Francesa, o seminário Les Doctoriales Rio Grande do Sul está com pré-inscrições abertas até a próxima quarta-feira (5). O evento tem como objetivo ampliar a consciência dos alunos de doutorado das universidades gaúchas sobre as competências profissionais transversais que foram adquiridas ao longo da formação acadêmica, para que eles estejam mais preparados para se inserir no mundo profissional. Para o coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP) da UFSM, professor Thiago Machado Ardengui, participar do seminário é importante para o desenvolvimento da capacidade empreendedora dos doutorandos, assim como aprimora as habilidades exigidas para trabalhar em equipe.

O evento deve ocorrer nos dias 22 e 23 de novembro, em Porto Alegre, na Fábrica do Futuro (Rua Câncio Gomes, 609). Durante dois dias, os doutorandos realizam o Desafio 24hInnov, atividade desenvolvida em grupos transdisciplinares para elaboração de projetos inovadores. A imersão é destinada a comprovar o potencial de inovação e de criatividade dos doutorandos aos atores do setor produtivo local. Os projetos serão apresentados a um grupo de empresários que selecionará três para premiação.

Para participar, o doutorando deverá obrigatoriamente se pré-inscrever até 5 de setembro pelo endereço www.afpoa.com.br/doctoriales. A pré-inscrição deverá ser acompanhada de uma carta de motivação (com tamanho de 8 a 10 linhas) que deve ser enviada para o e-mail doctoriales@afpoa.com.br, explicando qual a sua motivação para participar do Les Doctoriales. Nessa carta, deve constar também o link para o currículo Lattes atualizado.

Seleção – No período de 6 a 12 de setembro, os pré-inscritos passam por uma seleção interna em cada universidade. A seleção será feita com base na análise da carta de motivação, do currículo Lattes e do número de vagas disponíveis para cada universidade. Os selecionados serão informados por e-mail.

Os doutorandos selecionados deverão se inscrever no período de 12 a 30 de setembro de 2018, sendo necessário o pagamento de uma taxa de inscrição de R$ 100,00. Complementarmente, haverá uma taxa de R$ 200,00 por doutorando inscrito a ser paga pelas universidades.

Imersão – Os participantes inscritos deverão estar disponíveis das 8h do dia 22 de novembro às 23h do dia 23 de novembro na Fábrica do Futuro, sem interrupções. Nesse período, a organização do evento fornecerá hotel e todas as refeições.

Premiação – Os três projetos selecionados pelo júri serão premiados durante o jantar de encerramento do seminário, que acontecerá no dia 23 de novembro.

Mais informações no site da Aliança Francesa.

Texto: Assessoria PRPGP