Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Arquivistas vão compartilhar experiências com alunos no Viva – Vivências Arquivísticas



Com o intuito de contribuir com a formação dos alunos do curso de Arquivologia da UFSM e, ao mesmo tempo, conhecer e reconhecer a atuação profissional de seus egressos, foi criado o Viva – Vivências Arquivísticas. O evento integra as atividades acadêmicas da disciplina Perspectivas Profissionais do Arquivista, ministrada neste semestre pelo professor Rafael Chaves Ferreira, contando com o apoio do curso e do Centro de Ciências Sociais e Humanas. Haverá ao todo cinco encontros, sempre nas segundas-feiras, das 13h30min às 16h30min, no auditório do prédio 74C do campus sede. O primeiro deles será na próxima segunda-feira (10) e o último, no dia 8 de outubro.

O evento tem o objetivo de promover o encontro e o diálogo entre discentes, docentes, arquivistas e técnicos de arquivo egressos do curso de Arquivologia da UFSM que estejam atuando profissionalmente, possibilitando a valorização do egresso, o compartilhamento de experiências e trajetórias, o debate sobre os campos de atuação que a profissão oferece, o conhecimento de quais têm sido as exigências do mundo do trabalho, o esclarecimento de dúvidas sobre a profissão e a reflexão sobre a formação em Arquivologia no ensino superior.

A atividade é destinada à comunidade arquivística e demais interessados. A entrada é gratuita e as inscrições serão feitas no local do evento, momentos antes de cada encontro. Aos participantes ouvintes, será fornecida certificação, com um cômputo de 3 horas para cada encontro

Programação

10 de setembro

Tema – Arquivistas em instituições voltadas à preservação da memória e do patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul

Egressos convidados: Janaina Vedoin Lopes (arquivista do Instituto de Memória Histórica e Cultural da Universidade de Caxias do Sul) e Jonas Ferrigolo Melo (arquivista do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul)

17 de setembro

Tema – Arquivistas em instituições privadas e em agências de consultoria

Egressas convidadas: Carla Saldanha da Silva (arquivista da empresa CVI Refrigerantes Ltda.) e Liziane de Souza Deglinomini (arquivista, servidora pública da Prefeitura Municipal de Santa Maria e sócia da empresa Arquiliv Gestão de Documentos)

24 de setembro

Tema – Arquivistas na carreira docente no ensino superior

Egressos convidados: Eliete Regina Rabaioli Camargo (professora do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande) e Sérgio Renato Lampert (professor do curso de Arquivologia da UFSM)

1º de outubro

Tema – Arquivistas em instituições públicas municipais

Egressos convidados: Diego da Silva Oliveira e Neida Maria Camponogara de Freitas (arquivistas da Prefeitura Municipal de Santa Maria), e Maria Candida Silveira Skrebsky (arquivista do Centro Histórico Coronel Pillar)

8 de outubro

Tema – Arquivistas e técnicos de arquivo de instituições de outros estados do país (via vídeo)

Egressos convidados: André Luiz Grendene de Azevedo (técnico de arquivo do Instituto Benjamin Constant – RJ), Fabia Dalla Nora (arquivista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano) e Tatiana Costa Rosa (arquivista do Instituto Federal de Roraima)

Mais informações pelo e-mail rafaelcferreira90@gmail.com

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-44388

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes