Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor da UFSM lança livro sobre o fantástico brasileiro na 1ª Flism



Arte com a capa do livro e informações referentes ao lançamento

O professor do Departamento de Letras Clássicas e Linguística e Pesquisador do Laboratório Corpus e do Espaço Multidisciplinar UFSM Silveira Martins Enéias Tavares lança nesta quinta-feira (12), às 17h30, na Livraria Athena (Floriano Peixoto, 1112), o livro “Fantástico Brasileiro – O Insólito Literário do Romantismo ao Fantasismo”. O livro, que tem co-autoria de Bruno Anselmi Matangrano (USP/CNPq) e edição pela Arte & Letra, de Curitiba, já foi lançado em Porto Alegre e São Paulo e agora recebe seu lançamento na cidade, em meio à 1ª Festa Literária de Santa Maria.

O estudo crítico voltado para professores e público em geral parte de um projeto de pesquisa e extensão sediado na UFSM que mapeia a história do insólito literário em nosso país, percorrendo200 anos de história literária para mostrar que o fantástico sempre motivou interesse de escritores, críticos, editores e leitores em nosso país. Partindo do romantismo até chegar ao presente, o volume discute os diversos modos narrativos de ontem e de hoje, como as várias fantasias, a distopia, o horror, o steampunk, dentre outros, sem perder de vista a importância de quem escreve, publica, divulga e estuda tais temas no Brasil. Tudo isso para mostrar que o elemento insólito sempre se revelou uma parte importante de nosso patrimônio literário, embora nem sempre tenha sido valorizado e entendido como tal.

O projeto já virou exposição itinerante e agora ganha um volume com mais de 300 páginas, prefácio de Flavio García, professor da Uerj e um dos mais respeitados teóricos brasileiros das questões do insólito literário, posfácio de Roberto de Sousa Causo, ficcionista, pesquisador e ensaísta, e mais de 20 ilustrações de Karl Felippe, apresentando um percurso pelos grandes movimentos literários que marcaram nossa história e culminam na defesa de um novo movimento, o Fantasismo. Para uma entrevista completa com os autores, publicada no jornal Estado de São Paulo, sobre o livro e o momento atual da literatura fantástica no Brasil, acesse aqui: parte 1 e parte 2.

A atividade é gratuita e compõe a programação da Flism. Mais informações na página do evento no Facebook.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-44489

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes