Projeto vai apresentar ao MP ações de comunicação desenvolvidas para Conselhos Tutelares

O projeto de extensão “Ressignificando a Percepção da Comunidade sobre a Atuação do Conselheiro Tutelar” vai apresentar na próxima terça-feira (18) as ações de comunicação desenvolvidas com o objetivo de informar a comunidade sobre a atuação dos conselheiros tutelares de Santa Maria, Silveira Martins, São Martinho da Serra e Itaara. A apresentação começa às 9h no auditório do Ministério Público em Santa Maria, no prédio das Promotorias de Justiça (próximo ao Fórum).

Criado em 2017, o projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Infância Adolescência e Família (Neiaf), vinculado ao curso de Psicologia da UFSM e coordenado pela professora Dorian Mônica Arpini, e pelo Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre a Criança e o Adolescente (Nupeca), vinculado ao curso de Serviço Social e coordenado pela professora Rosane Janczura.

As ações comunicacionais foram produzidas em parceria com acadêmicos de Jornalismo da UFSM, que se uniram ao projeto para ajudar a executar as propostas de conscientização sobre a importância dos conselheiros na preservação e proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes. Amanda Iung, Júlia Goulart e Pablo Furlanetto são os alunos que vão apresentar as atividades desenvolvidas no primeiro semestre deste ano na disciplina Comunicação e Cidadania, ministrada pela professora Liliane Brignol. Um dos propósitos da disciplina é estimular os estudantes a aplicar os conhecimentos da área da comunicação em prol de escolas, creches e projetos sociais, a fim de desenvolver ações que fomentem a participação cidadã.

No evento, serão exibidos os programas que vão ar na Rádio Universidade 800 AM e UniFM 107.9, o conteúdo criado para as redes sociais, o vídeo informativo para veiculação na TV Santa Maria, TV Campus, hospitais, escolas e salas de espera, e também uma série para internet com depoimentos dos conselheiros.