Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de estudos convida para discussão sobre as eleições presidenciais de 2010 a 2018



O Núcleo de Pesquisa e Estudos em Ciência Política criou um grupo de estudos para analisar e debater as eleições presidenciais brasileiras a partir de 1989. A primeira etapa, no semestre anterior, incluiu as eleições de 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006. No segundo semestre, serão abordados os pleitos de 2010, 2014 e 2018. O próximo encontro desta etapa será nesta quarta-feira (19), das 17h às 19h, na sala 2165 do prédio 74A do campus sede. Os encontros vão ocorrer a cada duas semanas, no mesmo horário e local.

O objetivo do grupo de estudos é apresentar e analisar questões que envolvem as eleições presidenciais e, a partir daí, buscar entender padrões e rupturas no processo político, relacionando com o contexto atual. Considerando as características de cada eleição, incluindo dados eleitorais, questões temáticas, partidos e formação dos governos, a ideia é entender o peso das eleições na estruturação da competição política e no processo decisório.

As atividades consistem na leitura, apresentação e discussão dos textos. Cada encontro corresponderá à carga horária de 2 horas presenciais e 4 horas para leituras, totalizando 30 horas neste semestre. Todos os interessados no assunto podem participar do grupo, sem necessidade de inscrição prévia. A relação dos textos sugeridos para os encontros está disponível aqui.

A certificação da participação será feita pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos em Ciência Política, que é coordenado pelo Cleber Ori Cuti Martins, do Departamento de Ciências Sociais da UFSM. Receberá certificado de participação, com a respectiva carga horária individual, quem estiver presente e integrado às atividades em, ao menos, três encontros da segunda etapa.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-44566

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes