Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Arquivista do jornal O Estado de São Paulo fará palestra e workshop na UFSM



A Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul traz a Santa Maria a arquivista Cristal da Rocha para contar sua experiência no maior acervo jornalístico do país, o Acervo Estadão, do jornal O Estado de São Paulo. Ela será a atração do evento Arquivista Fora da Caixa – Produção de Conteúdo a partir de Acervos Arquivísticos, o qual é promovido em parceria com o Departamento de Arquivo Geral da UFSM. Constituída por uma palestra e um workshop, a atividade acontece no dia 15 de outubro, das 8h30min às 12h30min, no Salão Imembuí, localizado no 2º andar da Reitoria.

Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Cristal da Rocha vai relatar sua experiência com a produção de conteúdo a partir de fontes arquivísticas, destacando o olhar privilegiado que um arquivista pode ter quando da sua aproximação com os acervos. Além disso, a arquivista vai abordar a experiência de trazer à luz imagens inéditas de um manancial de mais de 50 milhões de fotografias. Deste modo, o Acervo Estadão será apresentado ao público do evento, assim como seus projetos, coleções, equipe e difusão digital a partir das redes sociais e do site www.acervo.estadao.com.br.

Em um segundo momento do evento, Cristal vai ministrar um workshop no qual serão abordadas as práticas e técnicas de aperfeiçoamento e calibragem do olhar para a pesquisa e o uso de plataformas digitais e redes sociais para a publicação de conteúdos originários de acervos institucionais.

A atividade se repetirá no dia seguinte, 16 de outubro, na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Ufrgs. As inscrições para o evento na UFSM podem ser feitas aqui. Outras informações constam na página www.aargs.com.br.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-44600

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes