CCSH promove Roda de Conversa sobre Saúde Mental a partir de terça-feira (25)

Foto horizontal mostrando imagem noturna do prédio da Biblioteca do CCSH iluminada de amarelo
Biblioteca do CCSH está iluminada em alusão ao Setembro Amarelo

Alusivo ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o CCSH promove uma Roda de Conversa sobre Saúde Mental nos dias 25 e 26, no Espaço Multiuso, pelo turno da manhã. O evento é gratuito e direcionado a toda a comunidade acadêmica. Não há necessidade de inscrição prévia.

Na ocasião, profissionais da área estarão presentes para debater as implicações da falta de cuidado com a saúde mental e sua importância. Na terça-feira (25), setores da UFSM estarão representados por servidores para prestar esclarecimentos sobre os trâmites administrativos e burocráticos envolvendo o acometimento de doenças mentais em docentes, técnico-administrativos e estudantes e o que é possível encaminhar (atestados, prazos, etc).

Na manhã da quarta-feira (26), profissionais da psicologia participarão abordando questão relativas ao tema, bem como haverá um relato de experiência pessoal.

O evento é uma realização do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), da  Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep)  e do Laboratório de Relações Públicas (Larp) com apoio da  Nação Verde.

A Biblioteca Setorial do CCSH (prédio 74D, atrás da Planetário) permanece iluminada em cor amarela durante todo o mês.

A Agência de Notícias da UFSM divulgou uma matéria em 11 de setembro de 2018 apresentando os espaços/setores da UFSM onde estudantes e servidores podem buscar auxílio. Dentre esses espaços, a Clínica de Estudos e Intervenções em Psicologia (Ceip) atende gratuitamente a comunidade de Santa Maria, estando vinculada ao curso de Psicologia do CCSH.  A 9ª edição da Revista Arco trabalhou, em seu Dossiê, a pauta de Saúde Mental, abordando A dualidade dos medicamentosNa subjetividade do trabalho e A sobrecarga invisível na universidade.

Programação Roda de Conversa sobre Saúde Mental:

25 de setembro – terça-feira

8h30min: abertura

9h: roda de conversa com convidados internos: Progep, Ceip e Ânima.

26 de setembro – quarta-feira

8h30min: roda de conversa com convidados externos: psicóloga Bruna Osório, psicóloga Luyane Saccol e relato de experiência pessoal de Greice Noro.

Fonte: Núcleo de Comunicação Institucional (NCI/CCSH)

Foto: Juan Grings