Husm publica nota oficial sobre o fechamento do Centro Obstétrico e da UTI Neonatal

Nota oficial:

“O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) comunica que, devido à superlotação do Centro Obstétrico e na UTI Neonatal, suspende o atendimento às gestantes de baixo risco.

“No momento, há 23 pacientes internadas no Centro Obstétrico, quando a capacidade é de 10 leitos. Isso significa que as 13 pacientes excedentes estão acomodadas em macas e cadeiras. Na UTI Neonatal, estamos com seis leitos extras, quando a capacidade é de 10 leitos.

“Diante do quadro, só serão atendidas gestantes de alto risco e referenciadas. A UTI Neonatal está totalmente fechada. Não receberá nenhuma criança até que a situação estabilize.

“O Hospital Universitário solicitou ainda uma visita técnica do Conselho Regional de Medicina para avaliar a situação, pois vem atendendo além da capacidade viável para segurança do paciente e da equipe.

“Alertamos, mais uma vez, sobre a greve crise no atendimento aos partos, devido ao fechamento das maternidades dos hospitais de Santa Maria e região. Reiteramos que ao Husm cabe o atendimento às gestantes de alto risco, devendo os demais casos (risco habitual) serem referenciados a outros hospitais.

“Solicitamos medidas urgentes para retomada imediata dos atendimentos às gestantes de baixo risco, visto que todas investidas nessa direção não estão tendo retorno e/ou solução.”