Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Proibição de venda de bebidas alcoólicas na UFSM tem pedido de vistas no Conselho Universitário



Na reunião do Conselho Universitário (Consu) desta sexta-feira (28), foi apreciada a minuta de resolução que estabelece a proibição de venda e distribuição de bebidas alcoólicas na UFSM. A representação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) solicitou vistas do processo, que deve voltar à pauta das discussões na próxima reunião do Consu.

O conselheiro Marcelo Freitas da Silva fez a leitura do parecer da Comissão de Legislação e Regimento (CLR), manifestando-se favorável à aprovação da minuta, considerando o consumo de álcool como uma conduta imprópria dentro de uma instituição pública. Ele lembrou também o que determina a Constituição Federal e o decreto que estabelece a Política Nacional sobre o Álcool, ressaltando o papel da Universidade no intuito de combater o uso nocivo das bebidas.

O representante do DCE, Kauã Arruda Wioppiold, ao solicitar pedido de vistas, declarou-se contrário à proposta. Segundo ele, a proibição da venda e distribuição das bebidas alcoólicas irá prejudicar a cultura e o lazer dos estudantes e inviabilizar a realização de festas em espaços como o Centro de Eventos. O conselheiro afirma, também, que as comissões de formaturas não conseguirão mais levantar fundos para a realização das cerimônias de colação de grau. Para Kauã, as exigências contidas nos editais do Centro de Eventos já permitem que os eventos ocorram em segurança.

Acatando o pedido de vistas, o reitor Paulo Afonso Burmann, que presidia a reunião, afirmou que de forma alguma a minuta irá restringir a utilização dos espaços de cultura e lazer na Universidade. Segundo o reitor, esses espaços estão cada vez mais sendo ampliados no âmbito da instituição. “A medida tem como principal objetivo garantir a segurança de todos e vale não apenas para os estudantes no âmbito do Centro de Eventos, mas para toda a comunidade acadêmica e comunidade externa, em todos os espaços dentro da Universidade”, sustentou Burmann. Ele lembrou, ainda, que o Centro de Convenções está disponível para o uso dos estudantes e com agenda aberta para a realização das formaturas.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

O vídeo na íntegra da sessão do Conselho Universitário pode ser conferido a seguir:

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-44816

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes