UFSM desenvolve plataforma de informação institucional para gestores

Tela ilustrativa das possibilidades da ferramente com tabelas e gráficos sobre perfil dos estudantes
Nova plataforma deverá integrar informações para ajudar na gestão do conhecimento institucional

Por meio do projeto Gestão do Conhecimento Institucional, a Universidade Federal de Santa Maria está desenvolvendo uma plataforma para informar seus gestores sobre dados da instituição em tempo real. Com caráter estratégico, as informações devem servir para embasar as ações da gestão e auxiliar na tomada de decisões, contribuindo para o desenvolvimento da instituição de forma a alinhar planejamento e execução orçamentária.

Um dos principais objetivos da ferramenta é auxiliar os gestores a atingir as metas traçadas no Plano de Gestão e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em especial a de se consolidar como uma universidade de excelência até 2021. A intenção é elevar o Índice Geral de Cursos (IGC), sistema de medição da qualidade das universidades  do Ministério da Educação (MEC), do atual conceito 4 para 5. Para chegar a esse índice de excelência, a UFSM precisa melhorar um conjunto de indicadores, que se referem, principalmente, à qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação, além de atingir os desafios do PDI com indicadores de desempenho.

De acordo com o vice-reitor, Luciano Schuch, a plataforma deve gerar indicadores e relatórios atualizados que permitirão aos gestores da Universidade, por exemplo, mensurar de modo eficaz o impacto do investimento dos recursos disponíveis e assim determinar aqueles que são estrategicamente relevantes para que os objetivos do PDI e do Plano de Gestão sejam atingidos. “Para uma gestão mais profissional e eficiente, ainda mais em um momento de crise, com poucos recursos, as decisões precisam ser tomadas com base em dados. É importante para a Universidade que as ações dos seus gestores sejam baseadas em metas, objetivos e indicadores”, argumentou o vice-reitor. Schuch destaca, ainda, que a plataforma é uma iniciativa pioneira dentre as universidades brasileiras e uma inovação no processo de gestão da UFSM, que passou a estabelecer metas objetivas atreladas a indicadores de desempenho quanti e qualitativos.

Segundo Joeder Soares, pró-reitor substituto da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), a ferramenta se relaciona com o processo de governança e com o princípio de gestão compartilhada da instituição. “O desenvolvimento da plataforma faz parte de um projeto maior, que envolve disponibilizar informações institucionais para o público interessado e fazê-lo participar de forma ativa na tomada de decisões”, salienta Soares. A Gestão do Conhecimento Institucional envolve a disponibilização de dados dos sistemas de informação internos da UFSM, articulados a dados externos (IBGE, orçamento da União, Ministério da Educação). Portanto, ela reporta informações presentes em diversas bases de dados, mas de forma amigável, organizada e articulada ao planejamento institucional.

O painel com informações gerenciais para a tomada de decisão ainda está sendo desenvolvido pelas equipes da Proplan e do Centro de Processamento de Dados (CPD). Em breve será disponibilizado para os gestores da administração central e das unidades de ensino para que acompanhem em tempo real dados sobre orçamento e informações acadêmicas. Conforme a Proplan, a plataforma vem sendo customizada a partir da ferramenta Powerbi de visualização de dados. Após estudo técnico prévio de várias ferramentas disponíveis no mercado, a equipe de criação decidiu por esta, em função de apresentar maior adequação aos objetivos do projeto e por possibilitar melhor relação entre custo e benefício.