Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Primeiro dia do Descubra deve receber 90 escolas



Foto de estudante do peito para cima
Estudante de Química participa pela segunda vez como aluno-guia do Descubra

A 5ª edição do Descubra UFSM teve início na manhã desta quarta-feira (5), no Centro de Eventos da UFSM. No total, 90 escolas são aguardadas para o dia, incluindo instituições das regiões Centro, Noroeste e Campanha. Acompanhados pelos alunos-guias, os visitantes conheceram os estandes dos cursos e projetos oferecidos pela Universidade Federal de Santa Maria em seus quatro campi, e também de outras Instituições de Ensino Superior da cidade. Os visitantes tiveram informações sobre formas de ingresso, currículos dos cursos e perspectivas de estágios e mercado de trabalho.

O acadêmico Aliar Jung, do curso de Química da UFSM, atuou como aluno-guia no Descubra. No primeiro turno do evento, Alair recepcionou a Escola de Ensino Estadual José Langes, de Augusto Pestana. “É muito gratificante contribuir com escolas que vêm nos visitar. É a segunda edição que participo como aluno-guia e recomendo aos alunos da UFSM. É muito bom fazer parte deste momento de integração”, comentou.

A coordenadora pedagógica da Escola José Langes, professora Marcia Kunzler Sostmeger, considera o Descubra muito importante para os alunos que futuramente estarão no ensino superior “A nossa cidade é muito pequena e não tem Instituições de Ensino Superior. O Descubra é uma oportunidade para os nossos alunos poderem conhecer esse espaço que poderão ingressar futuramente. A organização está ótima. É uma satisfação para a escola participar do evento”, afirmou.

No palco, em pé, organizadores do Descubra com o reitor e o vice
Reitor destacou a importância da participação de outras IES

Na abertura do evento, o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, destacou a presença de outras universidades e a oportunidade que os estudantes têm de conhecer melhor os cursos. “O Descubra oportuniza aos estudantes definir melhor suas escolhas, e abrir seus horizontes em relação à continuidade de seus estudos. Avalio como extremamente positiva a presença de outras instituições de ensino superior, pois estamos consolidando, nesta edição, nossa primeira ação concreta do Fórum das Instituições de Ensino Superior de Santa Maria. A parceria entre as redes pública e privada é muito importante para juntos investirmos em uma educação de qualidade e garantirmos o futuro desses jovens, que estão aqui consolidando suas convicções e abrindo-se para novas possibilidades.” aponta.

Novidades da edição 2018

A organização do Descubra disponibilizou um espaço colaborativo para apresentação de outras instituições. O espaço teve a participação da Faculdade Palotina (Fapas), da Universidade Franciscana (UFN), Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e do CFC Via Centro.

Para quem for conferir o estande da Fapas, terá informações sobre os quatro cursos de graduação oferecidos pela instituição: Administração, Direito, Filosofia e Teologia. A faculdade também oferece teste vocacional.

A Universidade Franciscana divulga o processo seletivo e os cursos no estande do Espaço Colaborativo. Na manhã do primeiro dia, os cursos de Terapia Ocupacional e Jogos Digitais estavam presentes com professores e estudantes. Ao longo do Descubra a UFN apresentará outros cursos ofertados.

O IFFar expõe, no Espaço Colaborativo, cursos ofertados em diversos campi a partir de instrutores. A participação do instituto contempla a apresentação de projetos desenvolvidos pelos cursos.

Centro de Formação de Condutores (CFC) Via Centro mostra aos participantes do Descubra como é o processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O CFC realiza teste de perfil para avaliar como o futuro condutor irá se comportar no trânsito.

Vibe Descubra e food trucks

Sete pessoas fazem pose para a foto como se mostrassem uma coreografia de dança
Vibe Descubra está em novo ambiente e com novas atrações

As novidades deste ano também incluem espaço Vibe do Descubra e food truks. Enquanto o vibe oferece momentos de descontração aos visitantes, os food trucks incrementam as opções gastronômicas.  

Segundo Tais Cuti Pimentel, do Food Truck Black Burgues, a participação é um atrativo a mais para quem vem de fora de Santa Maria conhecer não apenas os cursos que a UFSM oferta, mas também a culinária da cidade. 

Texto: Luana Giazzon, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Colaboração: Laura Almeida, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Fotografias: Maria Luísa Viana, acadêmica de Jornalismo da UFN e estagiária da Agência de Notícias

Edição: Maurício Dias

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-44886

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes