Descubra UFSM oferece Tour Guiado e Avaliação Vocacional aos visitantes

Imagem de estudantes em fila aguardando a avaliação vocacional
Avaliação vocacional é oferecida aos visitantes interessados

O Tour Guiado e a Avaliação Vocacional estão entre as atividades disponíveis no Descubra UFSM. O Tour Guiado oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer outros espaços da universidade. Já a Avaliação Vocacional possibilita aos estudantes um teste para o conhecimento sobre qual a área do conhecimento mais adequada ao perfil.

Tour Guiado

No primeiro dia do evento (4), 22  escolas das regiões Centro, Noroeste e Campanha visitaram diversos lugares da UFSM como: Planetário, Jardim Botânico, Objetiva Junior, Museu dos Solos, Farmácia Escola, Laboratório de Enfermagem, Facos, Formula, Laboratório de Engenharia do Meio Ambiente (Lema) e Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia Elétrica (Nupedee). Segundo a organização, 26 escolas estão agendadas para o Tour Guiado neste segundo dia de evento.

Nesta manhã, a escola Érico Veríssimo de Três Passos participou do Tour Guiado. Os alunos estiveram no Jardim Botânico da UFSM. “Pretendo estudar aqui futuramente, então é muito bom conhecer mais o campus por meio do Tour Guiado, além dos cursos que ela oferece. Os guias explicam muito bem”, elogiou a estudante Talita Wantz, do 3º ano do ensino médio.

A organização do Tour Guiado é feita pelos acadêmicos do curso de Turismo da UFSM, eles também acompanham as escolas nas visitas.

Avaliação Vocacional

A Avaliação Vocacional é feita por acadêmicos do curso de Psicologia da UFSM, acompanhados por profissionais da área, e orientados pelo professor do curso de psicologia, Sílvio José Lemos Vasconcellos. São 120 testes aplicados por dia no Descubra UFSM, eles são divididos em 4 sessões, 2 de manhã e 2 a tarde, para cada uma são distribuídas 30 fichas. “A avaliação dura em torno de 10 a 15 minutos. São 61 itens a serem respondidos. Após o preenchimento, mensuramos as respostas para chegarmos no resultado. Para dar o parecer final chamamos cada um e explicamos como chegamos ao resultado e tiramos as suas dúvidas”, explica a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Lisia Quos.

Texto e foto: Luana Giazzon, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Maurício Dias