Últimas vagas para Seminário sobre Narrativas Transmídia

O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM está recebendo as últimas inscrições para o seminário de Estudos Avançados intitulado “Séries literárias & narrativas transmídia: universos expandidos em suporte físicos e digitais”, a ser realizado em três quartas-feira (10, 17 e 31) de outubro, no auditório do PPGL. O seminário será ministrado pelo professor do DLCL e escritor Enéias Tavares e integra seu pós-doutorado na Universidade de Coimbra.

Em seus três encontros, narrativas transmídia que se espraiam da literatura para o cinema, os quadrinhos e jogos de RPG serão discutidos, culminando no exame de dois casos nacionais, o brasileiro Eduardo Spohr e o norte-americano radicado no Brasil Christopher Kastensmidt. Por seu viés fantástico e insólito, as séries transmídia de Spohr e Kastensmidt têm atingido uma faixa de leitores e jovens e jovens adultos, não raro sendo responsáveis pelo fomento ao aprendizado e pela formação de jovens leitores.

Público-alvo: professores, pós-graduandos e alunos de Letras, Produção Editorial, Comunicação, Desenho Industrial e demais interessados.

Programa:

Encontro I ǀ 10 Out  ǀ 9h-13h

Narrativas Transmídia: Referencial Teórico e Estudos de Caso

Encontro II ǀ 10 Out ǀ 14h-18h

Literatura Fantástica e Universos Transmídia: Economia da Experiência e Cultura da Imersão

Encontro III ǀ 17 Out ǀ 9h-13h

Um Brasil Colonial Fantástico e Transmídia: “A Bandeira do Elefante e da Arara”, de Christopher Kastensmidt

Encontro IV ǀ 31 Out ǀ 9h-13h

Narrativa Transmídia do Início ao Fim do Universo: “Os Filhos do Éden”, de Eduardo Spohr

Inscrições gratuitas empelo e-mail ppglestras@ufsm.br. Vagas limitadas.