Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto do CCR incentiva e colabora com a produção avícola em pequenas propriedades rurais



Foto colorida horizontal mostra inúmeras galinhas em um espaço de criação
Projeto incentiva a avicultura em pequenas propriedades

O projeto “Incentivo à produção avícola nas pequenas propriedades rurais”, coordenado pela zootecnista e professora Catarina Stefanello, tem como objetivos:

– colaborar com entes públicos do poder executivo estadual e municipal, cooperativas, colégios agrícolas e outras entidades assistenciais e, principalmente, com pequenos e médios produtores rurais na melhoria e desenvolvimento da avicultura regional;

– prestar assistência técnica e fornecer pintos e ovos de alto valor zootécnico, obtidos a partir de experimentos com cruzamento de diferentes raças de matrizes de poedeiras de ovos de casca marrom e em desenvolvimento no Laboratório de Avicultura (Lavic) da UFSM;

– capacitar pequenos e médios produtores na implantação de modelos alternativos e sustentáveis de produção avícola e orientá-los tecnicamente, com o intuito de promover a produção de alimentos de alta qualidade e com valor diferenciado;

– manter plantel de poedeiras que também pode ser utilizado para o ensino de manejos e atividades diárias aos alunos de graduação e pós-graduação do CCR.

Segundo a professora Catarina, o projeto tem como justificativa a característica em ser ágil em obter resposta rentável ao produtor, a rapidez na geração de alta produção de carne e ovos com segurança alimentar e em curto espaço de tempo. Diante da necessidade da população regional em obter alimentos de alto valor proteico (a carne e os ovos) com custo relativamente baixo, a avicultura tem como característica atender essa demanda, já que a atividade possui baixo custo de produção em comparação com as demais espécies domésticas.

Os pequenos e médios produtores rurais, por falta de acesso a aves vacinadas, tecnologia, insumos e assistência técnica, ficam excluídos do sistema produtivo ou obtêm resultados muito abaixo do esperado. Esta exclusão é fortemente sentida na região central do RS, por ser desprovida de agroindústrias desse ramo, alijando os produtores rurais da produção avícola.

A UFSM, nesse contexto, insere-se na comunidade como elo entre o conhecimento tecnológico e os produtores rurais. O Lavic, ao desenvolver este projeto, tem a capacidade de disponibilizar aves de alta qualidade, bem como prestar assistência técnica, transferindo as informações necessárias para uma produção economicamente viável.

A coordenadora Catarina esclarece que o Lavic está estruturalmente capacitado, com material genético e recursos humanos, para munir os produtores rurais interessados na produção de frangos e ovos, nos mais novos conceitos de produção avícola, com destaque à busca por produtos ecologicamente adequados e sustentáveis. Vale ressaltar que os consumidores em geral não conhecem sobre produção avícola e multiplicam uma série de mitos e inverdades sobre a produção.

O presente projeto também auxilia na transmissão de conhecimentos que podem esclarecer dúvidas de produtores e consumidores. A atual realidade da avicultura brasileira foi conquistada à custa de muita pesquisa de melhoramento genético, manejo, nutrição e sanidade, e hoje há uma tendência de busca por “produtos ecologicamente corretos”, sem a utilização de químicos e com primazia ao bem-estar animal. Atualmente, todos estes itens são muito bem trabalhados pelas empresas avícolas, assim como a UFSM.

A professora Catarina apresentou Lourdes Bernadete Padilha Brittes, técnica-administrativa em educação, zootecnista e colaboradora do projeto. Ela explica que realiza a assistência aos produtores rurais por telefone, sanando dúvidas, informando e prestando auxílio técnico sobre produção, manejo, incubação, seleção, vacinação e os cuidados necessários com a produção de frango e ovos. Ela salienta que o projeto está em pleno desenvolvimento e será prorrogado por mais um ano. No momento, a produção e a comercialização de ovos estão beneficiando a comunidade, que pode adquirir ovos novos, com preço baixo e com alta qualidade.

Para a professora Catarina, a Fatec é importante também para a divulgação das atividades pertencentes aos projetos cadastrados e realizados na UFSM.

Texto e foto: Kelly Martini, da Assessora de Imprensa da Fatec

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-44979

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes