Orquestra Sinfônica apresenta o espetáculo “Pedro e o Lobo” nesta quarta (10)

Será apresentada uma história infantil contada através da música e apresentada por meio de fantoches. Foto: Paulo Cóser

A Orquestra Sinfônica de Santa Maria apresenta neste mês a 9ª edição do Projeto Concertos Didáticos. Neste ano, será apresentada a obra Pedro e o Lobo, de Serguei Prokofiev, uma história infantil contada através da música e apresentada por meio de fantoches. Com entrada franca, o espetáculo começa às 19h desta quarta-feira (10), no Centro de Convenções da UFSM, no campus sede. Antes disso, às 15h30min, a orquestra vai receber escolas municipais. A entrada é franca, sem necessidade de retirada de ingresso.

Desde 2010, o projeto vem incentivando a prática musical. Oportuniza para crianças e jovens estudantes o contato com a música a fim de despertar o gosto pela arte e cultura, promovendo a interação entre a orquestra e as famílias. A temática do projeto proporciona a aprendizagem sobre a música de concerto de uma forma didática e divertida para todas as idades.

Composta em 1936, a obra Pedro e o Lobo tem o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos. Cada personagem da história (Pedro, o lobo, o avô, o passarinho, o pato, o gato e os caçadores) é representada por um instrumento diferente: o lobo é representado por três trompas; o avô, pelo fagote; o pato, pelo oboé; o gato, pelo clarinete; o passarinho, pela flauta transversal; Pedro, pelo quarteto de cordas. Por fim, os caçadores têm seu tema introduzido pelas madeiras e os disparos são representados pelos tímpanos e timbales e pelo bumbo. A duração do espetáculo é de aproximadamente 50 minutos.

A apresentação tem regência do professor Alexandre Eisenberg e direção geral e de elenco do professor Marco Antonio Penna, ambos dos cursos de Música da UFSM, e tem a participação dos alunos do curso de Licenciatura em Teatro da UFSM, sob a coordenação da professora Raquel Guerra.

O projeto é uma realização da Orquestra Sinfônica e da sua Associação Cultural, com o apoio da UFSM. É financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria e pela Prefeitura, com a produção executiva da Chilli Produções Culturais e patrocínio da Rek Parking.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria